Açores Diocese de Angra assinala 480 anos

Açores
Diocese de Angra assinala 480 anos

Catedral de Angra
 

 A semana da diocese concentra-se na questão das "periferias existenciais" e apresenta várias iniciativas culturais e formativas

Angra do Heroísmo, Açores, 25 out 2014 (Ecclesia) – A semana da diocese de Angra realiza-se de 3 a 9 de novembro e concentra-se na questão das “periferias existenciais”- tema muito “sugestivo e interpelante” como dizia o bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, na nota pastoral que escreveu no inicio deste mês de outubro. 
“Como desencadear um processo de sinalização e de caracterização, para se inserir nelas, com a luz do Evangelho? Como é que as comunidades cristãs e os Serviços Pastorais chegam e se envolvem nas periferias? O que se entende por periferias existenciais? Não está em questão só a pobreza material”, interpela o prelado.
Além da questão das periferias, D. António de Sousa Braga sublinha a importância da “formação permanente do clero” que este ano vai ter “um novo
impulso”.
Durante esta semana terão lugar várias ações com vista ao aprofundamento da temática, nomeadamente com um conjunto de iniciativas formativas destinadas ao clero e também aos leigos, repartidas entre as ilhas Terceira e de São Miguel, para além das celebrações solenes presididas pelo prelado diocesano.
A começar pelo dia 3 de novembro, dia da criação da Diocese de Angra e do Cabido da Sé, D. António de Sousa Braga vai presidir à missa e anunciar o nome dos 12 novos cónegos da Sé bem como os cónegos honorários.
No dia 5 de novembro, o Sítio Igreja Açores (www.igrejaacores.pt) apresenta um dossier e noticias sobre a vida da Igreja Diocesana.
No sábado, dia 8, véspera do inicio da semana dos Seminários, realiza-se uma vigília de oração pelas Vocações Sacerdotais, Seminários e Diocese, na igreja paroquial de Agualva, na ilha Terceira, pelas 20h00, com orientação e participação do Seminário Episcopal de Angra.
No domingo, dia 9 de novembro, celebra-se o  Dia da Igreja Diocesana, na Festa da Dedicação da Basílica de Latrão (Roma) e  a eucaristia de encerramento da semana da diocese, vai ser presidida pelo bispo diocesano,  na Ermida de Nossa Senhora da Paz, em Vila Franca do Campo, pelas 16h00.
A diocese vai viver também vários momentos de formação bem como um retiro de sacerdotes e duas sessões de reciclagem.
O bispo de Angra exorta ainda a diocese a celebrar a semana dos seminários, de 9 a 16 de novembro, ” uma ocasião propícia, para consolidar todo o apoio e ação em prol das vocações aos ministérios sagrados”.


Comentários

Mensagens populares