MEDIO ORIENTE Ataques aéreos norte-americanos pararam Isis avanço sobre Kobani

MEDIO ORIENTE


A cada dia, ventures Mohammed Jemmo para, uma colina varrida pelo vento estéril com vista para sua cidade natal em apuros, onde dois de seus filhos e uma filha estão lutando com a milícia curda resistir a um ataque de extremistas islâmicos.
"Eu pensei que, se eles devem ser martirizados, então, que seria a vontade de Deus", Jemmo disse enquanto olhava para o sul de Mursitpinar, Turquia, em direção à cidade síria de Kobani, colunas de fumaça subindo para o céu eo estrondo de um corte do jato de caça invisível através do nublado espessura. "Mas agora eu estou mais confiante de que eles vão sobreviver. Parece que este pode estar chegando ao fim."
Menos de duas semanas atrás, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan , declarou que Kobani "estava prestes a cair" para o Estado islâmico . Imagens com vigas em todo o mundo a partir de caminhões de satélite do lado turco mostrou assinatura bandeira negra dos militantes subindo de prédios e em cima de Tel Shair, uma colina com vista para a cidade.
Mas uma abrupta reversão na sorte, auxiliado por ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos, parece ter anulado a perspectiva de uma conquista rápida pelos militantes. Não há mais bandeiras negras pode ser visto tremulando no horizonte de Kobani. A batalha, carregado de simbólica, se não significado estratégico, assumiu um rumo inesperado já que o presidente da Turquia previu a queda da cidade.
Curdos em ambos os lados da fronteira dizem que o avanço extremista foi interrompido em grande parte por causa dos ataques aéreos, que hoje somam pelo menos 130 na área, mais do que em qualquer outra parte da Síria ou no Iraque desde a campanha aérea contra o Estado islâmico expulso em agosto.Aviões de guerra foram entregues golpes punir a artilharia dos militantes, veículos blindados, equipamentos de comunicações e unidades de combate.
Depois de um início lento, dizem combatentes curdos e residentes Kobani, o ataque aéreo parou Estado islâmico em suas faixas e contribuiu para retiros ao longo dos flancos do sul e oeste da cidade.

Estado Islâmico continua formidável para o leste, controlando uma mesa estratégica. O atual quadro de batalha, os líderes curdos avisar, é mais semelhante a um impasse de uma vitória iminente para ambos os lados. Embora a situação é dinâmica, os curdos do Kobani estão em uma posição muito melhor agora do que apenas uma semana ou assim há.

Comentários

Mensagens populares