IRAQUE QARAGOSH Mosteiro de Mar Behnam profanado por jihadistas

IRAQUE
QARAGOSH Mosteiro de Mar Behnam profanado por jihadistas
2014-10-17 16:19:25 Qaraqosh (RV) 

Os milicianos jihadistas do auto-proclamado "Califado Islâmico" retiraram a cruz e queimaram antigos manuscritos do Mosteiro de Mar Behnam, distante cerca de 10 minutos de Qaraqosh, Iraque, cidade ocupada desde julho passado. A confirmação da profanação foi dada pelo ex-Prefeito da cidade ao sacerdote sírio-católico Charbel Issa, que por três anos foi responsável pelo Mosteiro.
"Com os terroristas do Estado Islâmico se pode esperar tudo. Destruirão tudo, se não forem detidos", saublinha em uma conversa com a Agência Fides o sacerdote sírio-católico Nizar Semaan. Segundo reportado no site lankawa.com, nos muros do Mosteiro foram escritas frases assinalando o local como "propriedade do Estado Islâmico".

Em 20 de julho passado, os milicianos do "Estado Islâmico" expulsaram os três monges sírio-católicos que habitam no local. Também algumas famílias residentes nas proximidades do Mosteiro foram expulsas. Desde então, passou a preocupar o destino do patrimônio custodiado pelo antigo Mosteiro que remonta ao século IV e é dedicado ao Príncipe mártir assírio Behnam e sua irmã Sarah. O Mosteiro é um dos locais de culto mais antigo e venerado pelo cristianismo sírio. RV

Comentários

Mensagens populares