NIGÉRIA Boko Haram aceita libertar raparigas raptadas há seis meses

NIGÉRIA
BOKO HARAM aceita libertar raparigas raptadas há seis meses
A campanha #bringbackourgirls contou com muitos anónimos 
e figuras públicas
Fotografia © REUTERS/Afolabi Sotunde

As autoridades nigerianas chegaram a acordo com os islamitas do Boko Haram para a concretização de um cessar-fogo e para a libertação das mais de 200 raparigas raptadas há cerca de seis meses no nordeste deste país africano.


O anúncio foi feito pelo chefe de estado-maior das forças armadas nigerianas, marechal Alex Badeh, e surge após contactos directos entre o primeiro secretário da presidência da Nigéria, Hassan Tukur, e os dirigentes do grupo islamita, que foram mediados pelo presidente do Chade, Idriss Deby.
Este acordo surge poucos dias depois de se cumprirem seis meses sobre o rapto 14 de abril de 219 adolescentes na localidade de Chibok, no estado de Borno, levado a cabo pelas milícias do Boko Haram. O seu líder, Abubakar Shekau, divulgou um vídeo, em maio, ameaçando vender umas como escravas e casar outras com os militantes do grupo.

O rapto desencadeou uma campanha internacional pedindo a libertação das jovens sob a expressão "bring back our girls" - "devolvam as nossas meninas" - e a mobilização de recursos de vários países ocidentais, como os Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, que forneceram apoio logístico e militar ao Governo nigeriano para a recuperar as raptadas.

Comentários

Mensagens populares