LIBÉRIA MONRÓVIA 4033 mortos do Ébola

Pessoas protestam em frente de um hospital após mortes de Ébola.
Apoio logístico dos EUA

Parlamentares liberianos na sexta-feira rejeitam uma proposta de concessão ao Presidente Ellen Johnson Sirleaf o poder de restringir ainda mais o movimento e reuniões públicas e para confiscar propriedade na luta contra o Ebola. Um legislador disse que tal lei teria virado Libéria num estado policial.
A derrota da proposta veio quando a Organização Mundial de Saúde, mais uma vez levantou o número de mortes atribuídas ao surto de Ebola. A agência da ONU com sede em Genebra, disse que são confirmados 4.033 mortos do Ébola.
Todos menos nove deles estavam nos três países mais afectados, Libéria, Serra Leoa e Guiné. Oito dos demais eram na Nigéria, com um paciente morrendo nos Estados Unidos.
Na sexta-feira, David Nabarro, o enviado especial da ONU para o Ebola, disse que o número de casos de Ebola provavelmente está dobrando a cada três a quatro semanas e, a resposta precisa é 20 vezes maior do que era no início de outubro.
Ele alertou a Assembleia Geral das Nações Unidas de que, sem a mobilização em massa do mundo para apoiar os países afectados na África Ocidental”, será impossível  colocar esta doença rapidamente sob controle, e o mundo terá de viver com o vírus Ebola para sempre."
Nabarro disse que a ONU sabe o que precisa fazer para alcançar e ultrapassar avanço rápido do Ebola "e juntos vamos fazer isso."
"E o nosso compromisso com todos vós é para alcançá-lo em questão de meses - alguns meses", disse ele.
 A Libéria registou 2.316 mortes durante o surto de Ebola, de acordo com a OMS - mais do que qualquer outro país. 
Em agosto, uma quarentena da maior favela de Monróvia provocou inquietação e foi ridicularizada como contraproducente antes de ser levantada. O Comité para a Protecção dos Jornalistas acusou o governo de Sirleaf de tentar silenciar os meios de comunicação que criticam a sua conduta.
Enquanto isso, os militares dos EUA foram correndo para montar um hospital de 25 leitos para tratar os trabalhadores de saúde que podem contrair Ebola. O contra-almirante. Scott Giberson, a atuação US Surgeon General Adjunto, disse que a instalação estaria pronto dentro de algumas semanas.
"Nós estamos em formação no momento. Como você deve saber, nem toda gente está totalmente experiente em ver Ebola e os cuidados a ter com os pacientes", disse Giberson. "Temos experiência na implantação em lotes de ambientes médicos. Contudo, este é único."
A chegada de 100 fuzileiros navais dos EUA na quinta-feira traz para pouco mais de 300 o número total de soldados norte-americanos na Libéria. Os fuzileiros navais e suas aeronaves vai ajudar no
transporte aéreo e transbordo de suprimentos, superando o congestionamento rodoviário em Monrovia e ruins estradas fora da capital, disse o capitão R. Carter Langston, porta-voz da missão dos Estados Unidos. A prioridade será o transporte de materiais de construção para pontos de unidade de tratamento. Os EUA disseram que vão supervisionar a construção de 17 unidades de tratamento com 100 camas cada.
A 101 ª Divisão Aerotransportada é esperado para implantar 700 soldados até ao final de outubro. Os EUA podem enviar até 4.000 soldados para ajudar na crise Ebola, embora as autoridades tenham enfatizado que o número pode mudar, dependendo das necessidades.
Numa chamada para os repórteres na quarta-feira, a administradora assistente da USAID Nancy Lindborg disse que seis unidades de tratamento estavam operacionais na Libéria. Ela disse que cerca de 250 camas tinha vindo on-line nos últimos dez dias ou mais, e que as camas viriam on-line em ondas até ao final de novembro.
No Mali, um porta-voz do Ministério da Saúde disse que mais duas pessoas tinham começado a participar na primeira fase de um estudo para uma possível vacina contra Ebola. Mali não teve nenhum caso de Ebola, mas faz fronteira com a zona de surto. Pesquisadores da Universidade de Maryland anunciaram quinta-feira que o primeiro estudo de uma possível vacina estava em andamento, e que os profissionais de saúde receberam os disparos experimentais desenvolvidos pelo governo dos EUA.
Encara-se a vacinação entre 20 e 40 pessoas para a primeira fase e os resultados são esperados no próximo mês.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, por sua vez, visitou o hospital de Madrid onde um auxiliar de enfermagem infectado com o Ebola está sendo tratada.
Teresa Romero estava programada para começar a receber a experimental anti-droga ZMapp Ebola, que é extremamente pequena na oferta mundial, disse sob condição de anonimato por causa das regras da agência um porta-voz da agência de saúde regional de Madrid.

Romero contraíu Ebola em Madrid, ajudando a tratar um missionário espanhol que se infectou no oeste da África, e mais tarde morreu. Ela é a primeira pessoa conhecida fora da África Ocidental ter apanhado a doença no surto actual.

Comentários

Mensagens populares