TURQUIA Turquia para permitir que os rebeldes da Síria para reforçar Kobane

TURQUIA
Turquia para permitir que os rebeldes da Síria para  reforçar Kobane
  Mundo,    

Centenas de rebeldes sírios são reforçar combatentes curdos que defendem a cidade fronteiriça de Kobane, vizinha Turquia nesta sexta-feira (24/10/2014), como Washington expressou confiança de sua queda para jihadistas poderiam ser evitadas.
Ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos ajudaram os defensores dos curdos da cidade segurar Estado Islâmico (IS) militantes do grupo, mas os comandantes se queixaram de que, depois de mais de cinco semanas de intensos combates, as suas forças estão esgotadas e precisam de ajuda.
As autoridades curdas iraquianas decidiram enviar combatentes Peshmerga bem treinados depois de Ancara disse que vai permitir que 200 deles para viajar através do seu território para Kobane.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse sexta-feira que seria acompanhado por 1.300 combatentes do rebelde Exército Sírio Livre principalmente árabe (FSA).
Os curdos sírios "aceite 1.300 pessoas do Exército Sírio Livre e eles estão mantendo conversações para determinar a rota de trânsito", disse Erdogan a jornalistas.
Não houve confirmação imediata de que os curdos sírios.
Ancara tem rigidamente controlado o fluxo de combatentes e armas para os defensores de Kobane por causa de suas ligações com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão rebelde proscrito (PKK), que travou uma sangrenta insurgência de três décadas no sudeste da Turquia.
Mas tem estado sob pressão dos Estados Unidos para fazer mais pesado para a defesa da cidade.
Erdogan disse que a FSA, que a Turquia tem apoiado em sua guerra civil de mais de três anos com o regime de Damasco, foi a sua opção preferida para reforçar Kobane em conversas com o presidente dos EUA, Barack Obama.
"Como vocês sabem, em nossas conversas com Obama tínhamos acordado que a FSA poderia ser a primeira escolha e segunda escolha poderia ser peshmerga", disse ele.
Já existem alguns combatentes rebeldes árabes lutando contra os jihadistas oeste de Kobane em aliança com as forças curdas.
Na quinta-feira, proeminente figura rebelde coronel Abdel Jabbar al-Okaidi disse à televisão Al-Jazeera que as principais facções rebeldes no norte da Síria concordou em enviar reforços para Kobane.
Forças curdas retomou uma colina estratégica com vista para a cidade na sexta-feira após ataques aéreos da coalizão colocar os jihadistas em fuga na noite anterior.
Cerca de 20 combatentes curdos levantaram a amarela, bandeira vermelha e verde sobre o alto do monte Shair, que é lutadores tinha tomado no início desta semana, um correspondente da AFP no lado turco da fronteira relatou.
"Acho que os defensores curdos ... vai ser capaz de manter", um oficial do Comando Central dos EUA disse, falando sob condição de anonimato.
Foi uma mudança brusca na avaliação de apenas domingo, quando funcionários dos EUA falou de uma situação de "crise" como Washington fez suas primeiras gotas de armas para a defesa da cidade.
Aeronave norte-americana ter voado cerca de 6.600 missões na guerra aérea contra está em Iraque e Síria, e caiu mais de 1.700 bombas, informou o Exército dos Estados Unidos.
Os ataques aéreos têm ajudado a evitar a queda de Kobane mas não pararam está fazendo novos ganhos em partes do Iraque, onde um oficial norte-americano reconheceu que poderia levar meses antes de as forças do governo estavam prontos para montar um grande fightback.
Os jihadistas capturaram mais terreno a oeste de Bagdá nos últimos dias, reduzindo ainda mais a espera instável do governo na província de Anbar sunita.
Quando é que os lutadores varreu o sunita ao norte reduto árabe e oeste de Bagdá, em junho, as forças de segurança do governo em grande parte se dissipou e um oficial militar dos EUA disse que levaria meses para o governo liderado pelos xiitas em Bagdá para reorganizá-los para uma contra-ofensiva.
Forças de segurança iraquianas estão atualmente capaz de realizar ataques em pequena escala contra é, mas preciso de tempo para planejar e treinar para uma operação maior, mesmo com a ajuda de ataques aéreos liderados pelos EUA, a autoridade norte-americana disse aos jornalistas.
"É bem dentro de sua capacidade de fazer isso (contra-ataque), da ordem de meses, não anos", disse o oficial.
Mas ele acrescentou: "Não é iminente."
O Tesouro dos EUA alertou que os enormes recursos financeiros disponíveis para IS tornou um adversário formidável para a coalizão.
O grupo "táticas de financiamento primário habilitá-lo hoje para gerar dezenas de milhões de dólares por mês", disse o subsecretário do Tesouro para terrorismo e inteligência financeira, David Cohen.
Como o grupo tinha "acumulou uma fortuna a um ritmo sem precedentes" a partir de diferentes fontes de que a maioria dos grupos militantes, sufocando sua renda representava um desafio particular, disse ele.
O petróleo também foi vendido para os curdos no Iraque, e depois revendidos para a Turquia, como é já "bateu em uma longa e profundamente enraizado mercado negro conectando comerciantes em torno da área", disse Cohen.
Regime do presidente sírio, Bashar Mesmo al-Assad, cujas tropas também estão lutando é, tenha "feito um acordo para comprar petróleo" do grupo, acrescentou.
Marwan Muasher do Carnegie Endowment for International Peace dito é agora era "considerado mais rico e financeiramente sofisticada organização terrorista do mundo". - AFP


Comentários

Mensagens populares