PORTUGAL ALGARVE Escuteiros vivem ano de 2014 inspirados em Madre Teresa de Calcutá

PORTUGAL
ALGARVE  Escuteiros vivem ano de 2014 inspirados em Madre Teresa de Calcutá
Samuel Mendonça/FD
 Faro, 22 de Outubro de 2014, às 12:15

A implementação do novo Sistema de Formação de Adultos está curso na região

O plano de actividades de 2014 da Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas tem como referência inspiradora a beata Madre Teresa de Calcutá.
“Aproveitando todos os momentos de atividade e de formação, é essencial que os nossos ideais cristãos e escutistas toquem, iluminem e sejam visíveis no nosso modo de viver, à semelhança da vida inspiradora de Teresa de Calcutá”, refere o plano escutista da Junta Regional do Algarve.
“O que se pretende aprofundar e desenvolver é um escutismo e um cristianismo que sejam afetivos e ao mesmo tempo ativos”, acrescenta.
“A oportunidade de viver” e “Chamados ao amor: Deus ama-vos!” são lemas do documento programático dos escuteiros algarvios, este último do programa pastoral diocesano (2013/2014).
“Quer um, quer outro, encontram na figura de beata Teresa de Calcutá um espelho, sendo a sua vida uma iluminação para a nossa região escutista”, destaca o plano de atividades que revela que a fundadora das Missionárias da Caridade é “uma grande mulher ‘aventureira’, ‘mãe’ na caridade e embaixadora do amor de Deus”.
O jornal diocesano Folha do Domingo apresenta três atividades que foram inspiradas na figura e no exemplo da beata Madre Teresa de Calcutá: O XII Acampamento Regional (ACAREG) do Algarve; o IV Festival da Música Escutista do Algarve (FESCUT) e o Dia da III Secção para Pioneiros e Marinheiros, que envolve escuteiros terrestres e marítimos.
A implementação do novo Sistema de Formação de Adultos, assente na “formação personalizada” e na “valorização dos conhecimentos e das competências” de cada formando, tem sido uma das iniciativas que também tem marcado o ano escutista da Junta Regional do Algarve.
A Secretaria de Recursos de Adultos da Junta Regional do Algarve preparou os Cursos de Introdução e dos Cursos de Iniciação Pedagógica, destinados a quem está interessado em conhecer o movimento e aos que são chamados a ser dirigentes do CNE.
Para além destas formações foram ainda organizadas umas Jornadas Pedagógicas dos Adultos, realizadas no barlavento e no sotavento, e um curso de Gestão Administrativa e Financeira com o intuito de colmatar necessidades de formação dos secretários e tesoureiros dos agrupamentos.
O jornal Folha do Domingo informa ainda que o ano escutista no Algarve está a ser vivido tendo em conta a canonização de São João Paulo II, “grande fonte de inspiração para toda a Igreja, de modo particular para os jovens”, que aconteceu no dia 27 de abril.
FD/CB/PR

Comentários

Mensagens populares