ZAMBIA 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA E O ENTUSIASMO DO SEU POVO

ZAMBIA
50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA E O ENTUSIASMO DO SEU POVO

24 De Outubro De 2014 - 09:34 ZÂMBIA

"Na aldeia há uma atmosfera de festa e de orgulho para o que este aniversário é, mas há uma certa capacidade crítica de ver a realidade." Então Padre Gian Battista Moroni, missionário comboniano que passou um total de mais de 25 anos na Zâmbia, Lusaka disse que as celebrações do quinquagésimo aniversário da independência. O dia do aniversário é hoje, mas o país está se preparando há meses, com o entusiasmo de quem quer destacar o progresso das últimas décadas e que alerta para o risco de celebrar "apenas uma data" sem o partido seguido ter resolvido as contradições da sociedade, diz o missionário.
O principal desafio é a desigualdade econômica entre os mais de 13 milhões de zambianos: ao lado da elite beneficiada em tudo  pode-se falar de “um andar para trás”, há uma multidão de pobres. Uma condição em que os esforços até mesmo o governo só pode remediar parcialmente. Os projectos de desenvolvimento, de facto, observa o Comboniano, "foram financiados por meio de empréstimos no estrangeiro e criandodívida", agora em níveis muito elevados.
Muitas são, no entanto, as realizações positivas. Em particular, as citações religiosas "ter unido o país e os vários grupos étnicos: nunca houve revoluções violentas ou golpes, as pessoas perceberam que o uso da força só leva a um aumento das tensões" que existem, mas permanecem contidas.
Delegações de 26 países participarão nas cerimônias oficiais e seis chefes de Estado são esperados. Uma recepção não vai encontrar, no entanto, o presidente Michael Sata hospitalizado no exterior, ostensivamente para um check-up, mas seu substituto interino, o ministro da Defesa Edgar Lungu. Haverá, no entanto, o pai de Kenneth Kaunda, 90 anos, no comando da nação desde a independência até 1991. Ele será o primeiro a receber a maior honra que um novo governo, criado para a ocasião.
"Kaunda - uma reminiscência de seu pai Moroni - continua a trabalhar para o país em muitos aspectos e este papel é aceite. "Após sua aposentadoria da política, diz o Comboni ", sua figura foi reavaliada, recuperado em seus aspectos positivos: ter agido para o bem do país, tendo lutado para a unidade, mas também o facto de não enriquecerem e nunca se terem sido envolvido em corrupção. RV



Comentários

Mensagens populares