SIRIA KOBANE Curdos aceitam 1,3 mil homens do Exército Sírio Livre

SIRIA
KOBANE Curdos aceitam 1,3 mil homens do Exército Sírio Livre
Publicação: 24/10/2014 09:41 Atualização: 24/10/2014 10:36

Os combatentes curdos que defendem a cidade síria de Kobane frente aos jihadistas aceitaram a ajuda de 1,3 mil efectivos do Exército Sírio Livre (ESL), afirmou nesta sexta-feira o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na Estônia. "O PYD (Partido de União Democrática, o principal partido curdo sírio) aceitou o reforço de 1.300 homens do ESL e estão negociando o caminho pelo qual passarão", afirmou Erdogan durante uma conferência de imprensa conjunta com seu colega estoniano Toomas Hendrik Ilves.
O chefe do Estado turco também informou que, em última análise, apenas 150 combatentes curdos iraquianos, os peshmergas, devem juntar-se às forças em Kobané (Ain al-Arab, em árabe) através do território turco. "Acabo de ser informado que o número de peshmergas foi reduzido para 150", disse.

As autoridades turcas anunciaram na segunda-feira que permitiram a passagem através do seu território de reforços peshmergas iraquianos para Kobane, cidade localizada a poucos quilômetros da fronteira com a Turquia. "Como vocês sabem, nós concordamos em nossas discussões com (o presidente americano Barack) Obama para que o ESL seja a nossa primeira escolha (para reforços em Kobane) e os peshmergas em segundo", explicou Erdogan.

Comentários

Mensagens populares