SANTIDADE O Espírito Santo e a vocação à santidade

SANTIDADE
O Espírito Santo e a vocação à santidade


São palavras do Papa João Paulo II, na véspera do dobrar do ano 2.000: “A Igreja quer suscitar em cada fiel um ardente anseio de santidade, um forte desejo de conversão e de renovamento pessoal”.
Já é lugar comum, e infelizmente real, falar no “vazio interior”, na “crise espiritual da Igreja”, na “busca do efémero”, “do fugaz”, “na tortura do vazio” que invade as pessoas que tentam pensar, num mundo dominado pela superprodução, pelo consumismo e pelo prazer. Muitas comunidades cristãs são varridas por um esgotamento de energias, pela força duma tradição não questionada, duma resignação nada evangélica, duma paralisia que manifesta uma vida cristã enfermiça. Os projectos que se fazem, estão longe da vitalidade e da força, da garra que tinham os cristãos das primeiras comunidades.
Estamos dominados pela mediocridade, quando o Evangelho de Jesus Cristo apela sempre para o máximo, como meta a atingir: “orai sem cessar”, “sede perfeitos como o Pai do céu é perfeito”, “entrai pela porta estreita”, “amai-vos como Eu vos amei”, “amai os vossos inimigos”, “Ide por todo o mundo”…! O meio termo do Evangelho, encontra-se sempre no extremo. A Igreja renova-se no máximo de serviço à humanidade.
A santidade brota da iniciação baptismal. É dom do Espírito à sua Igreja. A palavra de Jesus é: “Ide fazer discípulos  todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a cumprir tudo o que vos mandei”. Cabe aos cristãos deixar-se conduzir pela força do Espírito, como a guitarra se deixa arrastar pelas mãos do artista! S. Máximo, no séc. IV, ensinava: “ A pessoa humana tem duas asas: a liberdade e a graça”. Deus põe as virtudes e dons no coração do homem, mas este deve empenhar-se com suas fadigas e suores para ser fiel.
Os apelos do Grande Jubileu, dirigidos à Igreja pelo Espírito estão na linha da conversão e do empenhamento pessoal, num clima de oração cada vez mais intensa e de ampla solidariedade para com o próximo: nos Seminários, nas casas religiosas, na espiritualidade conjugal, num modus vivendi cada vez mais evangélico. Hoje ora-se menos que no passado pois, diz-se “não há tempo para rezar”, ou “rezar é tempo perdido”. Mas não o será aquele que dedicamos à discoteca, ao não-fazer-nada, ao tempo-de-crítica-destruidora, ao tempo-que-não-dedicamos-à-família ou aos filhos, abandonando-os ao meio em que se vive, de poucos ou nenhuns valores?!
As pessoas andam atordoadas pelo barulho da vida moderna, pela azáfama de mil coisas urgentes, numa correria desenfreada, seduzidos pela TV, pela Internet,… vivem fora de si mesmos. Paul Claudel, na noite da sua conversão, olhando para Jesus Cristo com “olhos novos”, exclamava: “Eis que, de repente, Senhor!... sois ALGUÉM!”

Certas pessoas queixam-se de não verem na Igreja de hoje santos como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Ávila, Santa Teresinha do Menino Jesus,… Mas a verdade é que hoje há Teresa de Calcutá, Padre/s Américo/s, João XXIII, João Paulo II,… há novas estrelas, novos mártires, novos santos!
Teresa de Calcutá, que se desdobrou em vida pelos mais necessitados, deixou na hora da sua morte, a sua mensagem: “não seremos julgados pelo número de obras meritórias que tenhamos feito nem pelo número de diplomas que tenhamos recebido… Seremos julgados pelo amor que tivermos posto nas obras e nos gestos”.
E, numa noite de tempestade e no meio de leprosos, ao pé do rio Ganges, Teresa escreveu esta canção à vida:
“A vida é oportunidade. Aproveita-a.
“A vida é beleza. Admira-a.
“A vida é felicidade. Saboreia-a.
“A vida é um hino. Canta-o.
“A vida é combate. Trava-o.
“A vida é tragédia. Domina-a.
“A vida é uma aventura. Arrisca.
“A vida é alegria. Merece-a.
“A vida é vida. Defende-a.”
Conversão, renovação pessoal, empenhamento, solidariedade para com os necessitados, entrosamento da santidade pela oração da vida, são fortes e urgentes apelos a todos os cristãos, no fim deste milénio.


Comentários

Mensagens populares