IDOSOS Papa FRANCISCO pede que lares de idosos sejam "casas e não prisões”

IDOSOS
Papa FRANCISCO pede que lares de idosos sejam "casas e não prisões” 
foto TIZIANA FABI/AFP

O Papa Francisco pediu, este domingo, que os lares de idosos sejam "realmente casas e não prisões", durante o discurso que fez na Praça de São Pedro por ocasião da "Festa dos Avós".
Perante cerca de 40 mil idosos que e encheram a praça, o pontífice argentino disse: "não podem existir centros onde os anciãos vivam esquecidos e escondidos".
"As residências devem ser pulmões da humanidade num país, num bairro ou numa paróquia. Devem ser santuários de humanidade onde quem é velho e débil é cuidado como um irmão mais velho", acrescentou.
O pontífice argentino reiterou a sua denúncia à chamada "cultura do descarte" e assegurou que o abandono dos idosos é como uma "eutanásia escondida".
Para o Papa Francisco, "um povo que não protege os seus avós e não os trata bem é um povo que não tem futuro. Não tem futuro porque perde a memória e separa-se das suas raízes".
"Uma das coisas mais bonitas numa família é poder acariciar uma criança e deixar-se acariciar pelo avô ou pela avó", disse.
Durante a cerimónia, que foi amenizada por cantores como o tenor Andrea Bocello, Massimo Ranieri e Claudio Baglioni, tomaram a palavra várias famílias que relataram o seu testemunho.
Entre estas encontrava-se um casal de idosos cristãos oriundos de Erbil, no Curdistão iraquiano, ambos de 70 anos e pais de dez filhos, que tiveram que fugir daquela região em agosto, por causa da perseguição dos extremistas do Estado Islâmico.
Referindo-se a este casal, o pontífice assegurou que "a violência contra os idosos, tal como contra as crianças, é algo desumano".
"A velhice é um tempo de graça, na qual o Senhor nos renova a sua chamada e nos diz que transmitamos a fé, e rezemos e intercedamos por quem tem necessidades", expressou.

O papa destacou que os idosos são quem tem que "transmitir a experiencia da vida, a história da família, da comunidade, de um povo e partilhar sabedoria" (.JN – 29.09.14) in VOZ DA MISSÃO. Nov.2014

Bom Papa Francisco, és um dom da misericórdia de Deus ao seu povo! Olha pelos casos maisdifíceis da tua Igreja. Olha que muitos dos seus membros são abandonados, desprezados, humilhados, oprimidos, castigados injustamente porque são velhos e idosos - e isto em nome das Constituições (quer dizer contra as Constituições) e da virtude que não têm aqueles que deviam orientar a tua Igreja e as suas comunidades! Abre os olhos e consulta os teus delegados em todos os países, e especialmente naqueles que se consideram mais cristãos! Olha que  as comunidades não dão testemunho  nem de humildade, nem de comunhão, nem de oração... e "papagueiam" salmos com "requebros de voz (isnpirando a devoção que não têm) e ...os velhos das comunidades não são tratados aquele carinho e ternura... de que tu és exemplo, porque reflectes o rosto de Jesus e do Pai! Como queria ver a Igreja de Jesus verdadeira. como ele a pregou, viveu e ensinou!

Comentários

Mensagens populares