PORTUGAL ESPOSENDE Passos coelho apadrinhou novo Centro Escolar de Forjães



PORTUGAL
ESPOSENDE Passos Coelho apadrinhou novo Centro Escolar de Forjães
por Isabel Vilhena (C. Minho)

2014-10-21

Orgulhoso do novo Centro Escolar de Forjães inaugurado ontem pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o autarca de Esposende, Benjamim Pereira, sublinhou a importância deste novo equipamento “quer do ponto de vista da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento educativo das crianças, quer pelo facto de resolver o problema da falta de capacidade do anterior Jardim de Infância da freguesia para acolher todas as crianças em idade pré-escolar, a que acrescia a degradação do edifício do 1.º ciclo da Escola Básica do Baixo Neiva”.
Num investimento superior a 2,6 milhões de euros (financiada a 85 por cento pelo FEDER), o novo equipamento localiza-se junto à actual Escola Básica do Baixo Neiva (2.º e 3.º ciclos) e compreende as valências do 1.º Ciclo e Educação Pré-Escolar, num total de aproximadamente 180 crianças.
(…) Aludindo ao investimento feito em equipamentos educativos mesmo em tempos de crise, Pedro Passos Coelho lembrou ainda que este Governo vai instituir, já a partir do próximo ano lectivo, o Inglês como disciplina obrigatória a partir do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, a par dos outros ciclos que já têm inglês obrigatório.

À chegada, o primeiro-ministro tinha uma manifestação com cerca de meia centena de pessoas que pediam a sua demissão. “É uma contestação ao Governo e ao Ministério da Educação que estão a inaugurar um centro escolar num altura em que tem havido ataques à escola pública”, disse Júlia Vale da União de Sindicatos de Braga.
Passos Coelho respondeu-lhes, indirectamente, durante o discurso, afirmando que não é um primeiro-ministro “com os nervos à flor da pele” e “a acudir à pressão”. Se fosse, Portugal talvez tivesse tido, nestes três anos e pouco, mais do que um Governo, mais do que um resgate e mais do que um programa de austeridade. Um Governo tem de ter sentido de responsabilidade”, acentuou.
Por seu turno, o autarca de Esposende, Benjamim Pereira, elogiou a coragem dos dois governantes. “Uma inauguração nesta altura é uma manifestação de grande coragem”, desvalorizando e criticando as manifestações que têm marcado as visitas do primeiro-ministro que, segundo o edil de Esposende, “não são representativas da vontade do povo que manifesta a sua vontade na hora de votar. São apenas pequenos movimentos claramente organizados sem qualquer expressão”. (Correio do Minho)

Os manifestantes, na sua maioria afectos à CGTP-IN, pediam a demissão do governo. Já é costume “repetitivo”dos que não fazem nem deixam fazer, nem querem que os outros façam. Para eles o Partido está acima do País. Não querem assumir o “buracão” que abriram…

Comentários

Mensagens populares