SIRIA KOBANE Curdos e jihadistas travam intensos combates na cidade

SIRIA
KOBANE  Curdos e jihadistas travam intensos combates na cidade

GLOBO / COM AGÊNCIASINTERNACIONAIS
19/10/2014 11:03 / ACTUALIZADO 19/10/2014 11:07
Fumaça sobe depois de explosão na cidade síria de Kobane,
provocado por ataque da coalizão -
 ARIS MESSINIS / AFP

Forças curdas e jihadistas do Estado Islâmico (EI) travaram intensos confrontos neste domingo na cidade síria curda de Kobani, perto da fronteira com a Turquia, um dia depois de militantes dos extremistas lançarem ataques com morteiros e carros-bomba, informaram fontes na localidade e um grupo de monitoramento do conflito. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), os dois lados disputavam rua por rua na cidade considerada estratégica e alvo de combates há mais de um mês.
No sábado, o Estado Islâmico, que controla vastas regiões na Síria e Iraque, disparou 44 morteiros em Kobani, alguns dos quais caíram sobre a vizinha Turquia, informou o OSDH. Mais quatro morteiros foram lançados pelos rebeldes nos confrontos deste domingo.
A ofensiva do EI segue apesar de bombardeios dos aliados internacionais contra posições do grupo. Para apoiar as tropas curdas em solo, a coalizão liderada pelos Estados Unidos realizou três ataques aéreos na noite de sábado para domingo, deixando 15 mortos entre os jihadistas, segundo o OSDH. Mesmo assim, o EI ainda possui metade da cidade curda, considerada estratégica.
Kobane, perto da fronteira turca, é a única rota de abastecimento para combatentes curdos e a única saída para os civis. Além disso, a tomada da cidade iria consolidar a influência dos extremistas no Norte da Síria.
A batalha pelo controle de Kobani já dura mais de um mês e teve altos e baixos para ambos os lados. Desde 16 de setembro, a ofensiva jihadista no local causou cerca de 700 mortes e mais de 300 mil deslocados, a maioria para a Turquia, de acordo com informações do observatório.

Diante da intensificação da campanha curda, neste sábado os extremistas enviaram reforços de homens, munições e equipamentos para Kobani, a partir das províncias de Aleppo e Raqqa, reduto dos jihadistas.

Comentários

Mensagens populares