COLÔMBIA As dioceses colombianas na defesa dos direitos dos povos indígenas do Pacífico

COLÔMBIA
As dioceses colombianas na defesa dos direitos dos povos indígenas do Pacífico

Os Bispos da região colombiana do Pacífico (diocese de Quibdó, Istmina-Tadó, Guapi, Tumaco, Buenaventura) e um grupo de Ong apresentaram uma petição à Comissão Inter-Americana de Direitos Humanos (CIDH), para que sejam adotadas medidas para proteger as comunidades indígenas e afro-americanas desta região da Colômbia. O Bispo da diocese de Quibdó, Dom Juan Carlos Barreto, falando à imprensa local, reconheceu as boas intenções do Estado; todavia, ressaltou ainda que os progressos sobre a tutela dos direitos deste setor da população procedem “com passos de tartaruga”. 
A nota recebida pela Agência Fides traz as palavras do Bispo: “Com 400 milhões de dólares não se resolve um problema de décadas. No passado, foram lançados planos de desenvolvimento que não funcionaram, sem que a comunidade fosse consultada. É necessário um processo sério e verificável”. 

O responsável da Coordenação Regional do Pacífico Colombiano, Leyner Palacios, disse publicamente que esta petição foi feita devido à difícil situação em que vivem as comunidades, que continuam sendo vítimas da violência por parte de paramilitares, guerrilheiros, narcotraficantes e até mesmo das forças governamentais. (CE) (Agência Fides, 29/10/2014)

Comentários

Mensagens populares