PORTUGAL Igreja/Ensino: Mais de 73 mil alunos frequentam escolas católicas em Portugal

PORTUGAL
Igreja/Ensino: Mais de 73 mil alunos frequentam escolas católicas em Portugal
 
annec

Secretariado Nacional da Educação Cristã divulgou estatísticas do ano letivo 2016/2017




Lisboa, 22 jul 2017 (Ecclesia) – O Departamento das Escolas Católicas (DEC), do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) da Igreja Católica, informa que existem mais de 73 mil alunos nas 144 escolas católicas em Portugal.
O DEC apresentou as estatísticas das Escolas Católicas e contabiliza “73304 alunos”, desde a creche ao Ensino Secundário, no ano letivo 2016/2017.
Os números do departamento, do Secretariado Nacional da Educação Cristã da Igreja Católica em Portugal, revelam um decréscimo de frequência de “866 alunos” nas diversas instituições, em relação ao ano anterior.
Dos “73304 alunos” que frequentam instituições de ensino católico 11782 são crianças na creche, na infantil ou no ensino pré-escolar.
61522 foi o número total de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e destes 56378 estavam inscritos na Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
A nível de recursos humanos, o Departamento das Escolas Católicas contabiliza no relatório estatístico “quatro mil funcionários não docentes” e “4770 professores/educadores” nos diversos níveis de ensino.
O Código de Direito Canónico, no cânone 803, considera instituição católica de ensino a que “é dirigida pela autoridade eclesiástica competente ou por uma pessoa jurídica eclesiástica pública, ou a que a autoridade eclesiástica, por meio de documento escrito, como tal reconhece”.
Já no número 2 do mesmo cânone lê-se que nas instituições de ensino deve-se ter em atenção a instrução e educação que “se baseie na doutrina católica”. O número 3 afirma que
“Nenhuma escola, mesmo que de facto católica, ostente o nome de escola católica, a não ser com o consentimento da autoridade eclesiástica competente”, refere por sua vez o número 3 do cânone 803 do Código de Direito Canónico.
As estatísticas relativas ao ano letivo 2016/17 publicadas pelo Departamento das Escolas Católicas, do SNEC, foram divulgadas pelo sítio online ‘Educris’. CB/Ecclesia

Comentários

Mensagens populares