BENTO XVI Sobre fé e negação da fé

«Recorrentemente o Homem renega a fé, quer ser só ele, torna-se laico no sentido mais profundo da palavra.       Porém, a presença divina revela-se sempre no Homem. Este é o combate que atravessa toda a História. Como dizia Santo Agostinho, a História mundial é uma luta entre dois tipos de amor: o amor por si próprio – até à destruição do mundo – e o amor pelo Outro – até à renúncia de si próprio. Esta luta, que sempre pudemos presenciar, também está a acontecer agora.»
«Temos sobretudo de procurar que as pessoas não percam Deus de vista. Temos de procurar que elas reconheçam o tesouro que possuem. Temos de procurar que, depois, elas próprias, a partir da força da sua própria fé, entrem no confronto com o secularismo e consigam concretizar a separação dos espíritos. Este enorme processo é a verdadeira, a grande missão deste tempo.»
«Olhando apenas para a Europa, poderá parecer que a Igreja está em declínio. Mas essa é só uma parte do todo. Noutras partes do mundo ela cresce e vive, está cheia de dinamismo. Nos últimos anos, o número de padres novos aumentou em todo o mundo, bem como o número de seminaristas. No continente europeu estamos simplesmente a atravessar uma fase, e não experimentamos o grande dinamismo de crescimento que se encontra verdadeiramente noutros lugares e com que me deparo sempre nas minhas viagens e nas visitas dos bispos.»

Comentários

Mensagens populares