VALADARES 50º aniversário do Seminário da Boa Nova

No dia 24 de Julho, domingo, o Seminário da Boa Nova, Valadares, comemorou o 50º aniversário do início das actividades escolares.  Na sua actual configuração é hoje o Seminário Maior da Sociedade Missionária Portuguesa ou Sociedade Missionária da Boa Nova(smbn). Começou por funcionar na Quinta da Condessa de Lobão, em Vilar do Paraíso, como Seminário Menor; assim foi durante dois anos. Por nova decisão, foi projectado o novo edifício, erguido na Quinta do Penedo, em espaço contíguo, já na freguesia de Valadares já com destino para Seminário Maior: as obras começaram em 1967; para o seu andamento muito contribuiu o subsídio financeiro que o Papa Paulo VI entregou aquando da sua visita ao Santuário de Fátima, em 13 de Maio de 1967.
O Núncio Apostólico, que presidiu à Eucaristia referiu aos doações de Paulo VI: 150 mil dólares quando da sua visita a Fátima em 1961, 30 mil dólares da Obra de S. Pedro Apóstolo. Foi uma ajuda muito importante para as obras que se estavam fazendo.
Concelebraram com o Núncio Apostólico 17 Padres missionários da SMBN e mais um diocesano. Na assembleia presentes 126 pessoas. Antes da Eucaristia, foi inaugurado o Monumento e Paulo VI. De notar a presença dos primeiros trabalhadores na formação do Seminário: Padres André Marcos. José António,  João Almendre e Aires do Nascimento.
De salientar a presença actuante do Superior Geral, P. Albino dos Anjos e do Reitor actual Padre Zacarias de Pinho.
Foi apresentado o livro sobre o Seminário da Boa Bova
O evento incluiu romagem à Gruta de Nossa Senhora..

Comentários

Mensagens populares