Respeito pela dignidade humana

Enfrentar os desafios do presente com coragem e responsabilidade
No dia 19 de Junho de 2011, Bento XVI visitou a República mais antiga do mundo, a República de San Marino. Seguimos discurso, homilia e comentários do L’OSSERVATORE ROMANO.
A voz do Papa tornou-se vibrante quando mergulhou sua visita num ponto focal, muito ratzingeriano, ao expor a ideia de que Deus não é um tema ocasional entre muitos, mas a questão central da sua proposta teológica, da qual descende cada acção pastoral capaz de tocar o coração do homem. O Papa sabe falar de Deus na história e na vida quotidiana das pessoas.
Amor e liberdade, uma sociedade ao verdadeiro bem da pessoa humana, o viver em paz, a solidariedade, a defesa do bem comum, o reconhecimento da família como Deus a constituiu, o apelo ao “respeito pelos princípios humanos e espirituais aos quais cada cidadão está chamado a aderir com toda a responsabilidade da própria consciência pessoal” foram palavras fortemente acentuadas nesta visita pastoral. Palavras que na nossa sociedade sofrem desvios e profundas traições, que são traições da natureza humana.

Só com fé no Deus de Jesus Cristo se pode construir uma sociedade na qual se determina uma cultura e uma civilização que respeite a dignidade da natureza humana e na qual os homens possam viver em paz. in JN 08.07.11

Comentários

Mensagens populares