JESUS CRISTO Um homem contagiosamente livre


A liberdade de Jesus é surpreendente. Aparece livre perante sua família, que o acha transtornado (Mc 3, 21.31-35); livre perante os amigos, quando pretendem desviá-lo do seu caminho Mc 8, 31-33); livre perante os doutores da lei, que desclassifica perante o seu domínio sobre o povo (Mt 23);  livre perante o poder político apelidando de “insignificante ao rei que procura prendê-lo (Lc 13, 32), perante os dirigentes religiosos do Sinédrio; livre perante os intentos do povo de proclamá-lo rei (Jo 6, 15).
Livre ainda perante as tradições normas e ritos, quando vão contra a pessoa. A Tora diz, mas eu vos digo…o bem da pessoa está sempre em primeiro lugar: “Não é o homem para o sábado, mas o sábado para o homem” (Mc 2, 27).
Jesus é livre perante os medos e necessidades, perante as críticas e murmurações da autoridade religiosa; livre perante o que manifesta a nossa necessidade de segurança: o dinheiro, o poder, o prestígio…
Numa palavra: livre perante tudo, só “escravo” da vontade do Pai. No entanto Deus se descobre como fonte de liberdade: quanto mais se vive a unidade com Deus, mais liberdade se adquire. Em Jesus, a vontade de Deus é deixar que a Vida decorra, como bem para todos os seres.  FONTE: Enrique Martinez Lozano in RECUPERAR A JESUS

Comentários

Mensagens populares