VELHICE Atenção à Terceira Idade por Armando Soares


 

Estou a pensar nos que sofrem sobretudo o peso da solidão da terceira idade e da doença e não têm ninguém para os tratar, para os ouvir com paciência ou para lhes dar o carinho que talvez nunca tiveram! Este mundo é mesmo um mundo cão". Os filhos que criaram com sacrifício e suor, muitas vezes como que abandonam os seus nos Lares de Idosos, considerados por muitos como armazéns de pessoas simplesmente à espera da Morte. Conheço casos que podia apresentar. Mas também conheço, graças a Deus, casos de filhos e familiares que são exemplares nas visitas frequentes que fazem aos seus! Por princípios religiosos ou simplesmente humanos. E esta dedicação pode classificar-se mesmo de esmerada.

È bom lembrar que foram os mais velhos que nos fizeram a história, nos trataram com carinho, a eles devemos tantas horas amargas, em tempos maus, em tempos de crise, como aquele em que agora vivemos.

A Igreja, através das Caritas Internacionais, das Conferências Vicentinas, de ONGs, de muitas outras instituições sociais Pontifícias ou não, levou e leva sempre a dianteira no apoio aos atingidos pelas crises, catástrofes, conflitos, terramotos. As Santa Casas da Misericórdia são um autêntico ministério da saúde pelos muitos serviços que exerce. Como dizia alguém “Seria um orgulho para um Ministro nalguns países terem um Ministério como o grupo de Santa Casa da Misericórdia”! Acredito.

E acredito que a Igreja do futuro será a Igreja da caridade, da com+ paixão, dos pobres, das periferias. Acredito mesmo que a China será um país de futuro para o cristianismo e este entrará pelo testemunho da caridade (testemunho das Irmãs tratando de velhinhos e crianças, dos Irmãos de S. João de Deus que são chamados para trabalharem e colaborarem com as Direcções de algumas Províncias, e de numerosos leigos asiáticos... e outros que com eles trabalham). Primeiros na economia, primeiros no cristianismo, e noutras religiões ou filosofias que respeitam o homem que os "ocidentais" estão transformando em puros fantoches animados" mas sem alma! O homem no Ocidente está-se matando a si mesmo! Esqueceu Deus, botou-o fora da vida e quere-o fora da sociedade porque incomoda e é mais fácil: seguir o facilitismo, adquirir muito dinheiro de qualquer jeito, o prazer até à saciedade sem uma côdea para os que passam fome, o consumismo soberbo e exagerado...
O anúncio que Jesus mandou enviar: “Ide por todo o mundo…” é o testemunho da caridade, do amor fraterno, da entreajuda, do olhar para os mais pequenos.

Comentários

Mensagens populares