Marcha pela Paz e Justiça

Brasil - Homens, mulheres e crianças participam de Marcha pela Paz e Justiça
Karol Assunção *
Paz, justiça e dignidade. Centenas de homens, mulheres, jovens e crianças marcharam na tarde de hoje pelas ruas da Santa Maria, Rio Grande do Sul. A 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social saiu às 14h30 da Basílica de Medianeira rumo ao Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, local onde ocorrem a 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) e a 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul.
Sob os olhares da população local, camponeses/as, trabalhadoras/es, jovens do campo e da cidade, alunos de escolas públicas e empreendedores de economia solidária marcharam com cânticos, orações e palavras de ordem. "A violência não vai nos eliminar", disseram.
"É importante lembrar que nós, professores, trabalhamos pela paz, pela unidade", afirmou. A educadora ainda destacou a importância da educação para a paz. "As escolas têm o papel de fortalecer e mobilizar para a paz", opinou.
Destaque para dom Ivo Lorscheiter, bispo emérito de Santa Maria e um dos incentivadores da economia solidária no estado, falecido em março de 2007.
"Marchamos porque acreditamos, porque nos organizamos. É nossa forma de resistência. A luta é essencial num país de desigualdades", afirmavam os animadores da caminhada, destacando que a "paz é fruto de luta e justiça".
A mobilização também foi marcada pela presença de crianças.
Andressa, de 11 anos, citou algumas medidas simples que podem ajudar na preservação do ambiente, como não jogar lixo no chão e plantar árvores. "No recreio, a gente olha se tem lixo no chão pra limpar e também planta árvore", disse.
A chegada à Feira marcou o fim da marcha de 2011, mas não o fim na luta por mais igualdade, justiça e dignidade. * ADITAL

Comentários

Mensagens populares