A opção pelos pobres e a urgência da missão

Em 1968 realizou-se em Medellín,  a segunda Conferência dos Bispos da América Latina  e do Caribe. Nela se viu a Igreja como "diaconia" ou "comunhão", na óptica dos pobres, que é a sua maior originalidade.
O Vaticano II, concebeu a Igreja como a comunidade dos baptizados, na comunhão da radical igualdade em dignidade de todos os ministérios. A missão é para a comunhão dos fiéis e de todo o género humano. Para Medellín, a melhor forma de vivência da fraternidade cristã  é no seio de Comunidades de Base, pequenas, e em que todos são corresponsáveis; as CEBs são foco de promoção humana e desenvolvimento, o "rosto de uma Igreja pobre" (Med 15, 10). A missão é para a comunhão em pequenas comunidades de fiéis, em vista da fraternidade entre todos os seres humanos. Na perspectiva de João XXIII, "uma Igreja dos pobres para ser a Igreja de todos". Assim "a pobreza da Igreja deve ser sinal e compromisso de solidariedade com os que sofrem" (Med 14,7). E mais: os incluídos devem estar comprometidos com a inclusão dos excluídos. Medellín, optando por todo o ser humano, "opta pelos pobres, que são os preferidos de Deus" (Med 14,9). A Igreja tem de ser mediação de salvação da pessoa inteira e em todas as suas dimensões.,  promovendo e consolidando "o desenvolvimento integral do ser humano na passagem de condições menos humanas a condições mais humanas" (Med 2,14a).
São palavras do Padre Agenor Brighenti: "Medellín faz da Igreja-comunidade, uma Igreja em pequenas comunidades de base; da comunidade enquanto sujeito eclesial, a comunidade toda ela é missionária; da Igreja povo de Deus, a Igreja dos pobres para ser a Igreja de todos; da opção pelo ser humano, uma opção pelos pobres; da inserção da Igreja no mundo, sua inserção no mundo dos excluídos; da evangelização da pessoa inteira, uma promoção humana, da pessoa inteira e de todas as pessoas, na abertura à escatologia; enfim, da diaconia histórica, um serviço profético até ao martírio".

Comentários

Mensagens populares