Vaticano - Nova Evangelização


Missão para a nova Evangelização da Europa
(12/7/2011) Chamar-se-á “Missão Metrópoles” a nova iniciativa pastoral para a nova evangelização, que envolverá ao mesmo tempo, na Quaresma do próximo ano, algumas das maiores cidades europeias. Uma decisão surgida na reunião promovida, nesta segunda-feira, no Vaticano, pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, que congregou na sede do novo dicastério os cardeais e bispos de Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Colónia, Dublin, Lisboa, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia e Viena. Interpelado pelo colega italiano Roberto Piermarini, D. Rino Fisichella explica o motivo da reunião.
Demos-lhe o nome de “Missão Metrópoles”, porque estiveram connosco diversos cardeais e bispos de cidades europeias – para já apenas europeias – para concordarmos conjuntamente como dar resposta à nova evangelização, na situação de crise em que se encontra a Europa.
”A iniciativa articula-se em dois momentos: empenhos na pastoral ordinária, sobretudo no que diz respeito à formação; e, por outro lado, na Quaresma de 2012, haverá doze grandes cidades da Europa nas quais se realizarão, ao mesmo tempo, as mesmas iniciativas. É uma primeira resposta a quanto pedia o Papa precisamente na nossa primeira assembleia plenária, isto é, superar a fragmentariedade, dando sinais de unidade.
Esta iniciativa de “Missão Metrópoles” pretende ser um sinal concreto de que grandes cidades, grandes dioceses da Europa, proporão ao Sínodo dos Bispos 2012 já como um projeto comum que poderá ser partilhado.”
Entre 2003 e 2007, Viena, Paris, Lisboa, Bruxelas e Budapeste promoveram o chamado Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), em diversas sessões anuais, num modelo similar: de manhã, um conjunto de conferências, testemunhos de fé e celebrações litúrgicas; à tarde, animação de rua, concertos, ateliês e outras actividades de evangelização junto de um público alargado. new'va

Comentários

Mensagens populares