Leigos Boa Nova partem para Moçambique


Um grupo de cinco voluntários dos Leigos Boa Nova partirá no dia 20 de Julho para Moçambique no âmbito do Projecto de curta duração “Pontes de Comunhão II”, onde vai permanecer até ao final do mês de Agosto numa acção de voluntariado, sobretudo nas áreas da Educação não formal, Saúde e Pastoral.

Distribuídos por três comunidades distintas (Mavalane - Maputo, Ocua – Cabo Delgado, Malema – Nampula) , estes voluntários têm a missão de criar pontes de afecto, de conhecimento, de cura e de fé com as pessoas destas comunidades. O objectivo é a comunhão inter-pessoal, realizando bem o bem que é possível realizar.

Todos os voluntários enquadrar-se-ão nas actividades pastorais das estruturas missionárias locais e darão o seu contributo em áreas mais específicas. Deste modo, os voluntários que partirão para Maputo (José, Mariana e Vanessa), prestarão apoio ao Centro Social de Mavalane e ao Lar de Idosos de Hulene. Em Ocua, a voluntária Teresa dará apoio na Escolinha e no centro de saúde local. Já em Malema, a voluntária Lina, dará consultas e prestará cuidados médicos às populações daquele vasto território do interior da província de Nampula.

Na bagagem levam a espectativa de fazer “pouco, pequenas coisas, apenas o possível” e a consciência de que primeiro é preciso aterrar naquele contexto tão diferente do europeu: “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Partem sem medo, sabendo que mais do que uma viagem geográfica, farão uma viagem ao interior da humanidade daqueles povos e de si próprios.

A comunhão gera comunhão. Com este lema criam-se elos seguros de amizade, amor e esperança, que por sua vez originarão outros elos feitos da mesma matéria. É na construção desta corrente que a felicidade acontece na vida de quem parte e de quem acolhe. Vale a pena construir pontes de comunhão!





Comentários

Mensagens populares