Somália

Pedido de ajuda internacional
A fome que assolou grande parte da Somália e do Corno de África e as vítimas que isso está causando fundamenta a decisão do grupo Shebab para abrir as portas a operações de ajuda estrangeiras nos territórios sob seu controle. Em declarações à imprensa o Sheikh Ali Mohamud somali Raghava, porta-voz das milícias armadas que se opõem ao Governo Federal de Transição, e que controlam a maioria das regiões sul e central. Disse que a ajuda será canalizada através de uma comissão especial criada para apoiar as pessoas mais afectadas pela fome.
O primeiro-ministro do Governo, Mohamed Abdiweli Alki, havia solicitado a intervenção de organizações internacionais e formaram uma comissão nacional encarregada de conseguir soluções para as populações das regiões central e sul. Misna(GB)
Segundo as últimas estimativas da Unidade de Segurança Alimentar na Somália - que faz parte da FAO, - são quase três milhões de somalis que estão sofrendo o impacto da fome resultante da subida de preços de itens essenciais: os efeitos combinados da fome e do estado permanente de insegurança que já dura 20 anos agravou ainda mais o contexto humanitário em regiões até então relativamente pacíficas.

Comentários

Mensagens populares