VATICANO Pobreza América Latina e Caribe 189 projectos em favor dos mais pobres

Terminou na semana passada em Belém do Pará, no Brasil, a reunião anual do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio confiada desde a sua criação em 1992, ao Pontifício Conselho Cor Unum.

Como todos os anos, os bispos que a compõem - Brasil, México, Peru, Colômbia, Bolívia e Equador -, sob a presidência do Cardeal Robert Sarah, presidente da Cor Unum, resolveu uma série de projectos em favor dos indígenas, mestiços e afro-americanos agricultores na América Latina e no Caribe. Mons. Roberto Piermarini pediu ao subsecretário do Pontifício Conselho Cor Unum e representante da Fundação, Mons. Segundo Tejado Muñoz, que acompanhou o cardeal Sarah no Brasil.

A primeira inovação foi fazer essa reunião no Brasil, em Belém do Pará, convidado por um membro do Conselho de Administração, Arcebispo desta Arquidiocese. Uma das maiores novidades foi, então, pela primeira vez a presença do Cardeal Sarah, que é presidente da Fundação e presidente do Pontifício Conselho Cor Unum. Mons. Sarah vem de um período muito longo de trabalho na Congregação da Evangelização dos Povos e da experiência acumulada nos últimos anos tem sido um grande trunfo para todos. Ele tem uma ideia muito clara dos problemas da América Latina e os problemas de caridade, evangelização e missão ao redor do mundo.
Foram aprovados 189 projectos muito diferentes, mudando de país para país, Argentina, Peru, Brasil, El Salvador, México, há o problema do Haiti, por exemplo ...
Os projectos são todos muito ricos mas, por causa da falta de fundos, não podemos aprovar a todos.
Eles são diferentes. São os problemas da América Latina e gostaria de focar os problemas dos subúrbios das grandes cidades. O processo de urbanização que ocorreu na Europa nos anos 60 e 70 ainda está em vigor na América Latina. Pessoas que vivem no campo tendem a se mover para a periferia das grandes cidades, por exemplo no Brasil, "
Este processo de urbanização também cria problemas muito reais da pobreza e do abandono de muitas dessas populações.   RADIO VATICANO

Comentários

Mensagens populares