JESUS CRISTO Um pobre ao lado dos pobres

Jesus optou pela pobreza. Para além da grande massa das pessoas que sobreviviam da jorna, na Palestina do século II a mendicidade afectava a grande parte da população. Nos relatos evangélicos aparecem enfermos, cegos, coxos, leprosos… eram a maior parte deles também mendigos.
Jesus, filho de um artesão deixa esta posição para ir colocar-se nos últimos da sociedade.
O Evangelho apresenta Jesus nascendo num presépio, porque não havia lugar para eles na pousada (Lucas 2, 7) e morrendo nu, numa cruz. E disse: “…o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Marcos 10, 21)
Jesus não elege a pobreza mas os pobres. É para eles a Boa Nova: “Felizes os pobres, porque vosso é o Reino dos Céus” (Lucas 6, 21). E Espírito me ungiu para anunciar a Boa notícia aos pobres , diz o Evangelho de Lucas citando Isaías (Lucas 4, 18).
Jesus denuncia a riqueza e a indiferença que cega o coração perante a necessidade dos pobres. “Ai de vós os ricos…! (Lucas 6, 24)
O motivo último de Jesus ao por-se ao lado dos pobres, é a compaixão.
Mas o Mestre de Nazaré ter-se-á apercebido que a riqueza: impede a pessoa de ver mais além de si;  encerra-a em si mesma, bloqueando-a aos outros; tende a ocupar no coração humano um lugar que só corresponde a Deus, pois se converte num ídolo (não podeis servir a Deus e ao dinheiro”) e o rico põe a sua segurança no que não pode tê-la.
Por isso Jesus é um homem compassivo e sábio. 1
1 Enrique Martinez Lozano, recuperar a Jesus.

Comentários

Mensagens populares