Vaticano Canonização de Madre Teresa celebra-se a 4 de setembro por HUGO ANES

Vaticano
Canonização de Madre Teresa celebra-se a 4 de setembro por HUGO ANES

O Vaticano anunciou que a canonização de Madre Teresa de Calcutá será celebrada a 4 de setembro 2016, pelas 10h30 de Roma, sob a presidência do Papa Francisco, na Praça de São Pedro.
Ganxhe Bojaxhiu, a Madre Teresa, nasceu em Skopje (Macedónia), pequena cidade com cerca de vinte mil habitantes, a 26 de agosto de 1910, no seio de uma família católica que pertencia à minoria albanesa, no sul da antiga Jugoslávia. A 25 de dezembro de 1928 partiu de Skopje, rumo à Irlanda, onde se situa a Casa Geral do Instituto da Beata Virgem Maria, para abraçar a Vida Religiosa, com o ideal de ser missionária na Índia.
Após a formação foi enviada para a Índia,  Dajeerling, para uma casa da Congregação fundada pela missionária Mary Ward, onde escolheu o nome de Teresa. Madre Teresa absorveu o estilo de vida bengali e, posteriormente, transmitiu-o às suas religiosas, quando fundou as Missionárias da Caridade.
O seu trabalho nas ruas de Calcutá concentrou-se nos pobres da cidade que morriam todas as noites, vestida com um sari branco, debruado de azul, a imagem com que o mundo se habituou a vê-la. Rapidamente as Missionárias da Caridade chegaram a milhares de religiosas em 95 países.
A futura santa esteve três vezes em Portugal, a acompanhar os primeiros passos da Congregação das Missionárias da Caridade.
A religiosa faleceu a 5 de setembro de 1997, na casa geral da congregação que fundou, em Calcutá, aos 87 anos de idade.

Foi beatificada por João Paulo II a 19 de outubro de 2003, depois de o Papa polaco ter autorizado que o processo decorresse sem esperar pelos cinco anos após a morte exigidos pela lei canónica.  Fonte:Ecclesia

Comentários

Mensagens populares