IMAG | ANIMAG Assembleia anual do Imag e Animag por P. A. FARIAS

IMAG | ANIMAG
Assembleia anual do Imag e Animag por P. A. FARIAS
De 08 a 11 de Novembro decorreu no Seminário de Almada, Diocese de Setúbal, a Assembleia conjunta do IMAG e ANIMAG sob o tema: “Os areópagos da Missão – A comunicação como lugar de encontro”.

Esta assembleia teve início na tarde do dia 8 nas instalações da RTP em Lisboa onde pudemos visitar a central de emissão de todos os canais daquela estação, os estúdios do telejornal, o museu da RDP e RTP. Na parte final da visita houve uma comunicação pela jornalista Alberta Marques Fernandes que nos lançou alguns desafios em ordem a uma comunicação atractiva do anúncio do Evangelho através das novas tecnologias.

No dia seguinte tivemos várias comunicações orientadas pelo jornalista Paulo Rocha da RTP, pelo Dr. Fernando Magalhães, Director duma escola, pelo P. Carlos Filipe, Director diocesano das OO.MM.PP de Setúbal e pároco, e ainda pelo músico Rão Kyao, cada qual focando o seu mundo como lugar de comunicação. Na segunda parte da tarde tivemos a presença do Dr. Joaquim Franco, jornalista da SIC que nos apresentou algumas problemáticas e desafios da era digital no tempo da desilusão onde as novas tecnologias ainda alimentam mais essa anomalia. A escuta da Palavra e o testemunho de vida dos cristãos poderão ser uma saída positiva para essa espiral de vazio em que estamos mergulhados. O dia terminou com um sarau místico apresentado por Roão Kiao.

A parte da manhã do segundo dia foi preenchida pela avaliação dos trabalhos do ano findo e programação para este ano. Surgiram algumas propostas na reunião conjunta em ordem a melhorar a nossa presença missionária em Portugal. Como nos anos anteriores a tarde foi dedicada a passeio cultural. Fomos visitar o museu e adega da quinta da Bacalhoa em Setúbal terminando com a celebração da Eucaristia na capela do Senhor do Bomfim em Setúbal presidida pelo P. Adelino Ascenso, presidente do IMAG, no final da qual o Pároco nos fez um historial desta capela e nos fez reviver toda a simbologia de que se reveste. O dia terminou já em casa com um magusto e convívio animado pelas músicas do P. Luís Vieira.


A manhã do último dia foi enriquecida com a presença do Bispo diocesano, D. José Ornelas, que nos brindou com uma brilhante exposição sobre a Misericórdia como linguagem num mundo em mudança. A Assembleia terminou com a celebração eucarística presidida pelo prelado diocesano e com o almoço. Foram dias muito densos mas de grande conteúdo e boas dinâmicas e que nos deixaram grandes desafios feitos por bons profissionais e grandes crentes.

Mensagens populares deste blogue

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos