PORTUGAL Lisboa Patriarcado abre «Gabinete de Escuta» no centro da cidade

Lisboa
Patriarcado abre «Gabinete de Escuta» no centro da cidade
Lisboa. Igreja do Sagrado Coração de Jesus

O Patriarcado de Lisboa criou um Gabinete de Escuta no centro da cidade para acolher e ouvir as pessoas em situação de maior sofrimento ou necessidade. Trata-se de um serviço “gratuito e disponível a qualquer pessoa, independentemente da sua condição social, sexo ou religião” e estará situado na igreja do Sagrado Coração de Jesus. O padre Fernando Sampaio, coordenador nacional das Capelanias Hospitalares e membro da dinamização do Gabinete de Escuta, realça a importância das pessoas terem um espaço onde possam ser acompanhadas “na sua dimensão existencial e espiritual” e “desabafar a sua experiência de dor, sofrimento ou angústia”.

Isto porque “a necessidade de ser escutado tornou-se hoje uma verdadeira necessidade social, existencial e espiritual”.
Com efeito, são “cada vez mais as pessoas de todas as idades e condições tomadas pelo sofrimento, por “dores e mágoas” que têm como origem a “sociedade actual” e que vão “além da dor física” ou “psicológica”.
É a “perda de um ente querido”, a experiência de “uma doença crónica”, pode ser também “uma rutura familiar” ou a ausência de “sentido para a vida”, problemas “que os serviços de saúde ou instituições sociais, apesar de consultados, não podem ou não estão vocacionados para resolver”.
Nestes contextos e outros, o Gabinete da Escuta espera ser um polo de “encontro” para as pessoas, consigo próprias, com os outros e com Deus, através de uma “relação de ajuda” e da “escuta activa”.

Os encontros de escuta podem ser marcados através do número 213 560 619 ou do email gescuta@gmail.com. Fonte: Ecclesia

Mensagens populares deste blogue

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto