UM OLHAR SOBRE O MUNDO Envelhecimento activo por JOANA MARQUES*

UM  OLHAR SOBRE O MUNDO
Envelhecimento activo por JOANA MARQUES*
Filipinas. Na terceira idade, mas vivendo com alegria.

A população mundial está a envelhecar. Na maioria dos países, o número de pesssoas idosas está a aumentar velozmente, a par com uma diminuição no número de nascimentos. Estima-se que, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos triplique de 400 milhões para mais de dois mil milhões.
Portugal está entre os 10 países mais envelhecidos do mundo – 20% da população tem mais de 65 anos – e cerca de 50% dos portugueses com mais de 55 anos, passam oito ou mais horas por dia sozinhos.
O aumento do número de idosos significa também que os portugueses vivem cada vez mais tempo mas apenas uma pequena parcela da população aufere rendimentos suficientes para viver dignamente. A grande maioria passa por grande dificuldades económicas e por diversas carências sociais e familiares. Muito idosos vivem em pobreza económica e isolados dos seus familiares, ao abandono, em lares de terceira idade ou em casa.
O Dia Internacional do Idoso comemorado anualmente a 1 de outubro e o Dia Mundial da Terceira Idade, comemorado anualmente a 28 de outubro surgiram com o objectivo de sensibilizar a sociedade civil para as questões do envelhecimento e para as dificuldades vividas por parte da população mais idosa.
A humanidade tem efectuado pouquíssimosavanços na forma como se relaciona com a população mais idosa. O cenário idílico poderia ser este: independentemente da cultura e da dinâmica social em que estão inseridos, os idosos têm o direito de aproveitar e de viver na plenitude a terceira Idade. A realidade está anos-luz afastada deste ideal de sociedade que aqui apresentamos. Todos nós, mais cedo ou mais tarde, chegaremos a esta etapa da vida.

De forma a homenagearmos todos os «sábios» deste mundo, apresentamos gestos que pode adoptar com as pessoas mais velhas: 1.Amor sem limites; 2.Dar carinho; 3.Ser cordial; 4.Escutar atentamente; 5.Ter paciência; 6.Reconhecer a sua sabedoria; 7.Ficar atento à sua saúde e qualidade de vida; 8.Respeitar as suas características individuais; 9.Aceitar as limitações físicas e intelectuais, próprias da idade; 10.Não discutir; 11.Fazer actividades conjuntas; 12.Telefonar diariamente.

Muito importante:

- A terceira idade traz consigo muitas perdas e mudanças; - É uma fase onde há uma maior propensão para o aparecimento de doenças; - É uma etapa que pode trazer         restrições, privações e sofrimentos; - É comum, nesta fase da vida, o aparecimento da       depressão; - A  proximidade com a morte acarreta medos e angústias.              Fonte: Mãos Unidas out. 2016. in VM, dez.2016, p.5

Mensagens populares deste blogue

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto