São Nuno de Santa Maria – exemplo de virtudes para o nosso tempo. NASCIMENTO, AIRES

São Nuno de Santa Maria  – exemplo de virtudes para o nosso tempo. NASCIMENTO, AIRES A. EDITORIAL MISSÕES CUCUJÃES. 125x170mm e 79 páginas. Preço: 5.00€.



Nuno de Santa Maria, reconhecido na história por D. Nun’Álvares Pereira, foi elevado aos  altares pelo Papa Bento XVI, a 26 de Abril de 2009. Tive a alegria de estar na Praça de S. Pedro com um grupo de Cernache do Bonjardim, terra onde terá nascido. «Foram precisos séculos de espera para este acto pontifício: não porque algo houvesse a acrescentar à identidade do santo e ao elenco das suas virtudes, mas porque a veneração tem os seus ritmos  e a comunidade cultual (que é também cultural) tem avatares esconsos, o principal dos quais é reagir tardiamente e operar às vezes por factores secundários.» Reconhecemos em Nun’Álvares a dignidade do herói nacional e a serenidade do santo.  
A personalidade de Nun’Álvares é íntegra e sincera, sensível a situações humanas, às normas da justiça, ele é o homo bónus (prestigiado). Nele sentimos uma força espiritual que  é capaz de esperar contra toda a esperança, de amar sem estar à espera de nada de retorno, de dar ânimo a quantos o perderam, de defrontar-se com a sabedoria de Deus que está nos antípodas da sabedoria dos homens, e um dinamismo capaz de atingir um ideal: as próprias virtudes teologais.» Nos seus domínios criou serviços de caridade para responder aos que tinham caído na miséria, fazia grandes esmolas e tinha grande caridade aos pobres especialmente viúvas e órfãs, aos estrangeiros e até a pessoas vindas de terras de inimigos.  
                 O Infante D. Pedro compõe uma oração que revela o seu quadro de virtudes: «Modelo de príncipes, exemplo de senhores, espelho de anacoretas, assim és tu, Nuno bem-aventurado; foste firme e valoroso em combate, humilde e apiedado na vitória, justo e misericordioso na paz, obediente e devoto no claustro; assim como em todas as ocasiões te mantiveste fiel, mereceste louvores, na vida presente recebeste honras e glória, no céu tiveste a bem-aventurança eterna.»

                 A Conferência Episcopal Portuguesa, em nota pastoral sobre a canonização de São Nuno: “O testemunho de vida de D. Nuno constituirá uma força de mudança em favor da justiça e da fraternidade, da promoção  de estilos de vida mais sóbrios e solidários e de iniciativas de partilha de bens. Será também um apelo a uma cidadania exemplarmente vivida e um forte convite à dignificação da vida política como expressão de melhor humanismo ao serviço do bem comum. “  A.S.

Mensagens populares deste blogue

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto