Publicações Proposta de Advento e Natal «para crentes e não-crentes» lançada na capela de um centro comercial

Publicações
Proposta de Advento e Natal «para crentes e não-crentes» lançada na capela de um centro comercial

Isabel Figueiredo e Jorge Reis-Sá responderam ao desafio da editora católica Paulus de escrever um livro de Advento e Natal para “crentes e não-crentes”, que foi apresentado na capela do Centro Comercial Amoreiras, Lisboa.
“Pedimos às pessoas que olhem para o Advento e Natal com outro olhar”, referiu Isabel Figueiredo. A autora destacou que “foi um desafio” escolher o local para a apresentação do novo livro, face à opção por um local “muito mais identificado com a natureza religiosa do Advento e do Natal”, considerando “feliz” que aconteça na capela de um espaço comercial.
O livro ‘Advento e Natal - Para crentes e não-crentes’ foi escrito em parceria com Jorge Reis-Sá que considera o local da apresentação da obra uma “metáfora excelente”. “É absurdo tentar diminuir o Natal desse ponto de vista (consumista), é lutar contra uma onda gigante, mas não é absurdo que lá haja uma capela para reflexão; em vez de fazermos num espaço comercial, o lançamento está a ser feito numa capela”, observou o escritor.
Jorge Reis-Sá, que assumiu a parte de escrita para não-crentes, explica que lhe pareceu “mais interessante” não sair da ótica dos valores cristãos e “apresentá-los sem a questão da crença” uma vez que considera “serem comumente aceites e bons, mesmo para não-crentes”.
Já Isabel Figueiredo explica que escreveu “com os Evangelhos abertos”, num exercício de leitura, reflexão, escrita em que procurou “a essência” que no Natal “confronta” a pessoa “com o extraordinário que é o nascimento de Jesus”.
Jorge Reis-Sá refere-se também ao “consumismo” e considera que o Natal para um não-crente há de ser “nascimento”, porque está “muito perto da passagem do ano” que as pessoas “associam a uma renovação”. “Estamos todos no Natal à espera de um bebé, podemos depois acreditar ou não que fez isto ou aquilo, mas estamos a celebrar o nascimento de uma figura histórica, de uma pessoa, e as alturas de espera por nascimento são sempre belas, de reflexão, de esperança”, desenvolveu.
O livro ‘Advento e Natal para Crentes e não-crentes’, da Paulus Editora, foi apresentado pela presidente do CDS-PP Assunção Cristas.

A publicação inseriu-se no novo ano que a Igreja Católica começou a viver no seu calendário litúrgico, com o chamado tempo do Advento - os quatro domingos que antecedem ao Natal, um tempo preparatório para o nascimento de Jesus. Fonte: Ecclesia

Mensagens populares deste blogue

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto