ALEMANHA "Schäuble devia ter ficado calado"

ALEMANHA
"Schäuble devia ter ficado calado"
A ex-governante não poupou críticas ao ministro das Finanças alemão.
ALEMANHA  "Schäuble devia ter ficado calado"
Manuela Ferreira Leite

Estamos perante uma União Europeia mais preocupada com “detalhes” do que com um projeCto europeu e as declarações recentes de Wolfgang Schäuble sobre Portugal - "certifiquem-se de que não precisam de resgate" - são, para Manuela Ferreira Leite, mais um exemplo desta lógica.

“Schäuble devia ter ficado calado”, afirmou no seu programa de comentário semanal na TVI24 a antiga ministra das Finanças portuguesas sobre as declarações do atual ministro das Finanças alemão.
Estas declarações, recorde-se tiveram eco em Portugal, e mereceram resposta do próprio primeiro-ministro, António Costa.
Fenómenos como o crescimento de partidos populistas e votações como a que garantiu a vitória do Brexit mostram “o quanto o projeto europeu está fragilizado”.
“Não se vê”, no entanto, “qualquer espécie de mobilização para que o projeto [europeu] se solidifique”, acrescentou Manuela Ferreira Leite.
A intervenção de Schäuble é, acredita, mais um “exemplo típico” de que “a Europa continua a estar muito interessada nos detalhes e não nas grandes orientações”.
Schäuble em particular “não está preocupado ou satisfeito com o facto de estarmos a seguir as instruções de Bruxelas”.

“É normal haver um ministro das Finanças de outro país dizer para se prepararem para um novo resgate?”, questionou ainda com ironia, dizendo que é “totalmente desajustado”.

Comentários

Mensagens populares