CINEMA Igreja/Cultura «Silêncio», o romance «teológico» que transmite «inquietações»

CINEMA
Igreja/Cultura
«Silêncio», o romance «teológico» que transmite «inquietações» sobre a fé por ADELINO ASCENSO

Padre Adelino Ascenso foi missionário no Japão quase 20 anos e comentou obra de Shusaku Endo agora adaptada ao cinema

O superior-geral da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN), o Padre Adelino Ascenso foi missionário no Japão durante quase 20 anos e conhece bem a obra literária de Shusaku Endo, o autor do romance Silêncio, que originou o filme.
Segundo o Padre Adelino Ascenso, o livro ‘Silêncio’ “é um exemplo magistral” da busca de Shusaku Endo como “cristão e japonês”.  O Superior-geral da SMBN considera que ‘Silêncio’ “tem um miolo teológico impressionante”, uma obra onde o escritor usa como técnica o fundo histórico para “transmitir as suas inquietações”, principalmente sobre a “fé”.
O filme baseado no romance Silêncio está em exibição em Portugal e conta a história de dois padres da Companhia de Jesus, do século XVII, que foram para o Japão em busca do seu mentor, o jesuíta português Cristóvão Ferreira, e que são perseguidos, torturados e obrigados a renunciar à sua fé durante a sua missão. Nesta história de perseguição e violência, o Padre Adelino Ascenso, realçou que “um dos pontos fundamentais” da obra escrita é a valorização dos “cristãos anónimos” que transmitiram a fé “ao longo de 250 anos sem o apoio de sacerdotes”. in VM março 2017

(218)

Comentários

Mensagens populares