VATICANO ONU: Papa apela à eliminação das armas nucleares, um «imperativo moral»

VATICANO
ONU: Papa apela à eliminação das armas nucleares, um «imperativo moral»
 28 de Março de 2017, às 11:26
Mensagem a conferência das Nações Unidas alerta para «consequências catastróficas» de eventual ataque
 O Papa Francisco apelou à “eliminação” das armas nucleares numa mensagem divulgada hoje pelo Vaticano, a respeito da conferência sobre o tema promovida pela ONU.
“O objetivo final da eliminação das armas nucleares torna-se tanto um desafio como um imperativo moral e humanitário”, escreve.
A finalidade da Conferência que decorre até sexta-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, é negociar um instrumento juridicamente vinculante sobre a “proibição das armas nucleares”, que conduza à sua total eliminação.
O Papa evoca as “preocupações” ligadas a um eventual uso deste armamento por terroristas, no atual contexto de multiplicação de ameaças à segurança mundial.
“Estas preocupações são ainda maiores quando levamos em consideração as catastróficas consequências humanas e ambientais que adviriam de qualquer uso de armas nucleares, com efeitos devastadores, indiscriminados e incontroláveis”, adverte.
A Santa Sé está representada na conferência da ONU pelo subsecretário das Relações com os Estados, monsenhor Antoine Camilleri, que leu a mensagem do Papa Francisco.
 “A paz e a estabilidade internacionais não podem ser fundadas sobre um falso sentido de segurança, sobre a ameaça de uma destruição recíproca ou de total aniquilamento, sobre a simples manutenção de um equilíbrio de poder”, defende o pontífice.
Francisco entende que é necessário ir além da proibição das armas nucleares, adotando estratégias de longo prazo para promover a paz e a estabilidade, que ultrapassem o medo e o isolacionismo.
“A humanidade tem a capacidade de trabalhar junta para construir a nossa casa comum; temos a liberdade, a inteligência e a capacidade de guiar e dirigir a tecnologia, assim como a de limitar o nosso poder e de colocá-lo a serviço de outro tipo de progresso: mais humano, mais social e mais integral”, assinala.
O Papa deixa votos de que a conferência da ONU dê um contributo eficaz no avanço da ética da paz e da segurança cooperativa multicultural, “de que a humanidade tanto necessita”.

OC

Comentários

Mensagens populares