MERCADO Decisão da Fed arrasta Wall Street para o ‘vermelho’

MERCADO
Decisão da Fed arrasta Wall Street para o ‘vermelho’
Anúncio do aumento da taxa de juros foi concretizado, seguindo a estratégia de política monetária anunciada pela Fed após a campanha presidencial

O mercado norte-americano negoceia hoje com perdas, depois da Reserva Federal ter anunciado ontem a subida das taxas juro pela segunda vez em dois meses.
Yellen justificou a sua decisão com o crescimento da economia estável, a melhoria do mercado laboral e a maior confiança por parte dos consumidores e empresários, salientando ainda que, a recente subida dos preços resultou numa inflação próxima da meta dos 2%.
“Considerando as condições do mercado laboral realizadas e esperadas e para a inflação, o Comité decidiu aumentar o intervalo para a taxa dos fundos federais para entre 0,75% e 1%”, divulgou o banco central em comunicado.
Após dois dias de reunião dos membros do Federal Open Market Committee (FOMC), o anúncio do aumento da taxa de juros foi concretizado, seguindo a estratégia de política monetária anunciada pela Fed após a campanha presidencial.
Em fevereiro, Yellen avisou que esperar demais para remover a estratégia acomodatícia seria “imprudente”, podendo levar a Fed a ter de aumentar as taxas mais rapidamente, “o que arriscaria perturbar os mercados financeiros e empurrar a economia para uma recessão”.
Os investidores comportam-se de forma contida, apesar do anúncio ter sido ‘menos agressivo’ que o esperado pelos mercados.
Assim, o industrial Dow perde 0,19% para 20,909.74 pontos, o financeiro S&P 500 recua 0,29% para 2,378.45 pontos e o tecnológico Nasdaq perde 0,18% para 5,889.65 pontos.

As reservas de petróleo diminuíram em 237 mil barris, face ao aumento previsto de 3,2 milhões de barris. Também a queda nos inventários de gasolina foi acima do estimado, com um recuo de 3,1 milhões de barris, face às projecções que apontavam uma diminuição de 1,6 milhões de barris.

Comentários

Mensagens populares