UNIÃO EUROPEIA Bruxelas diz que setor bancário português “continua frágil” apesar de algumas melhorias

UNIÃO EUROPEIA
Bruxelas diz que setor bancário português “continua frágil” apesar de algumas melhorias
No relatório após a quinta avaliação pós-programa, a Comissão Europeia assinala melhorias na banca portuguesa, mas pede um calendário para resolver o problema do crédito mal parado. Em relação à economia, prevê um crescimento de 1,6% este ano
Sebastien Pirlet/Reuters

Bruxelas assinala a fragilidade da banca portuguesa apesar das melhorias no setor, no relatório sobre o balanço da quinta vista pós-programa da Troika a Portugal, que decorreu entre 29 de novembro e 7 de dezembro de 2016, lançado hoje.
“Apesar de alguns desenvolvimentos positivos, o setor bancário português continua frágil, com baixa rentabilidade, almofadas de capital apenas ligeiras e níveis elevados de crédito mal parado” , adverte a Comissão Europeia, salientando a necessidade de mais esforços para reduzir a “vulnerabilidade do setor”.
Adianta que as soluções para reduzir o stock de crédito mal parada, em estejam no caminho certo, carecem de “uma abordagem completa e forte que beneficiaria de uma calendário de metas de ação”. A Comissão explica que alguns dos principais bancos portugueses estão a passar por importantes processo de recapitalização ou a a atrair novos acionistas que poderão ajudar a reforçar a base de capital.
Em relação à economia portuguesa, a Comissão Europeia assinala o aceleramento do crescimento no final de 2016. “A recuperação da economia mostrou-se mais lenta que o esperado no início de 2016 mas acelerou na segunda metade do ano e deve continuar em 2017”, impulsionada pelo aumento das exportações. 
Bruxelas indica que o consumo privado tem-se mostrado o principal motor do crescimento interno, enquanto o crescimento do investimento continua moderado. A Comissão estima, assim, que o crescimento do PIB se situe entre 1,6% em 2017 e 1,5% em 2018.
Relativamente ao défice, a Comissão estima uma redução do défice orçamental para 2% do PIB em 2017. No entanto, alerta que o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pode ter impacto nas contas públicas portuguesas: “Dependendo do entendimento do INE e do Eurostat, a operação pode ter implicações no resultado orçamental de 2017”.
A Comissão aponta que “Portugal fez progressos limitados na correcção dos desequilíbrios macroeconómicos e das reformas estruturais” recomendadas específicas por país, nomeadamente “no sentido de garantir a sustentabilidade das finanças públicas; garantir que o salário mínimo é consistentem com os objectivos de promover o emprego e a competitividade em todos os sectores”.

A próxima avaliação do pós-programa em Portugal será em junho.

Comentários

Mensagens populares