QUARESMA 2017 O dom da Palavra e do outro por P. PINHO

QUARESMA 2017
O dom da Palavra e do outro por P. PINHO

Na sua mensagem para a Quaresma deste ano de 2017 intitulada «A Palavra é um dom» - é o título da mensagem do Papa Francisco  para a 
Quaresma 2017. O Papa introduz: “A Quaresma é uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa da Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. Este tempo dirige-nos um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus “de todo o coração” (Jl 2,12), não se contentando com a mediocridade, mas crescendo no amor do Senhor. Jesus é o amigo que nunca nos abandona. Mesmo quando pecamos, espera pacientemente o nosso regresso e manifesta assim a sua vontade de perdão”.
                               É nesta estrada que encontramos aquele Jesus de Nazaré que passou fazendo o bem, curando os doentes, acolhendo e convidando a todos a entrarem no seu projecto de Paz e de Amor. Jesus não condena, mas cura e interpela: cura os doentes e os pobres; interpela os poderosos. A uns e a outros propõe este caminho novo de fraternidade, construído pelos valores da não-violência, da partilha, do diálogo, da solidariedade, que geram a  Paz  que leva ao Pai.
                               Os Evangelhos testemunham que estar junto de Jesus de Nazaré é sentir-se perto duma paz e duma energia tão intensas que provocam inquietação: afinal quem este homem? O projecto que nos propõe será viável? Terá futuro? Mudará o coração do homem e do mundo?
                               Descobrir Jesus de Nazaré, é descobrir um homem novo e um mundo novo. É receber muito através da sua palavra e dos seus milagres… é fazer como Ele fez…                                                     Papa Francisco ajuda-nos a descobrir, que a Palavra de Jesus é um dom e que a pessoa do outro é também um dom. Palavra que “somos convidados – continua o Papa – a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”.  “Aqui – prossegue o Pontífice – queria deter-me na parábola do homem rico e do pobre Lázaro (cfr. Lc 16, 19-31). Esta página dá-nos a chave para compreender como temos de agir para alcançar a verdadeira felicidade e a vida eterna, provocando a conversão.”
                               Na parábola, “Lázaro ensina-nos que o outro é um dom. A justa relação com as pessoas consiste em reconhecer, com gratidão, o seu valor. O próprio pobre à porta do rico não é um empecilho, mas um apelo a converter-se e mudar de vida. Nesta parábola faz-se o convite a abrir a porta do nosso coração ao outro, porque cada pessoa é um dom. A Quaresma é um tempo propício para abrir a porta a cada necessitado e nele reconhecer o rosto de Cristo.  Todo o ser humano  merece aceitação, respeito, amor. A Palavra de Deus ajuda-nos a abrir os olhos para acolher a vida e amá-la, sobretudo quando é frágil.”
No personagem sem nome, intitulado apenas de “rico”, diz Francisco, “entrevê-se dramaticamente a corrupção do pecado: o amor ao dinheiro, a vaidade e a soberba”. O Apóstolo recorda-nos que “a raiz de todos os males é a ganância do dinheiro (1Tm 6, 10).

O não dar ouvidos à Palavra de Deus, diz-nos o Papa, é a raiz dos nossos males (do rico e nossos). E continua: “isto levou-o a deixar de amar a Deus e a desprezar o próximo. A Palavra de Deus é capaz de converter o coração dos homens e orientar de novo a pessoa para Deus. Fechar o coração ao dom de Deus que fala, tem como consequência fechar o coração ao dom do irmão”, conclui o Papa. in VM março 2017

Comentários

Mensagens populares