Refugiados PAR desafia paróquias a duplicar hospitalidade

Refugiados
PAR desafia paróquias a duplicar hospitalidade
O coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) disse que Portugal ainda está longe de ter esgotado a sua capacidade de acolhimento e que existe uma lista de “mais de 60 famílias” à espera na Grécia para serem acolhidas.
O responsável recordou que o Papa “lançou um grande desafio a toda a Europa”, em 2015, para que fossem acolhidas famílias de refugiados nas comunidades, paróquias, santuários. Em Portugal, segundo Rui Marques, tem havido “uma resposta grande” através das instituições que integram a PAR e permitem “hoje ter a capacidade de acolher 134 famílias”. A PAR pede às instituições que proporcionem alojamento, aprendizagem do português, integração das crianças no sistema de ensino e progressivamente dos adultos num emprego/ocupação.

O antigo Alto-Comissário para a Imigração, em Portugal, já visitou campos de refugiados na Grécia, e dessas visitas, lembra o sorriso das crianças que não têm a “perceção completa da realidade” e continuam a brincar, continuam “a ser crianças” mesmo nas condições mais adversas de chuva, lama e frio.    in VM março 2017

Comentários

Mensagens populares