ANGOLA MUXIMA: espera meio milhão de peregrinos

Estamos na contagem decrescente para a peregrinação mais popular de Angola. A romaria ao santuário católico da Nossa Senhora da Muxima realiza-se este ano entre os dias 2 e 4 de Setembro.
Mais de 500 mil fiéis são esperados no local, segundo uma fonte da organização do evento. As estradas que dão acesso ao município da Quissama estão a beneficiar de terraplanagem, para facilitar a afluência dos devotos. A organização está igualmente preocupada com o alojamento, especialmente de convidados. De acordo com o administrador municipal da Quissama, estão em fase de acabamento três hotéis de campanha.
Além disso, os peregrinos poderão adquirir tendas ao longo do percurso, ao preço entre os dois e os três mil kwanzas.
Muxima, significa "Coração". Tornou-se posto administrativo do concelho da Quissama, distrito de Luanda, a 1 de Janeiro de 1911, através da Portaria Provincial 832. Nos finais do século XVI os portugueses construíram num local elevado da margem esquerda do rio Kwanza, uma fortaleza que servia de protecção às terras avassaladas.
Em torno da fortaleza da Muxima, desenvolveu-se a povoação. Em 1599, foi construída no local a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, conhecida hoje apenas por "Mamã Muxima".
Localizada a 130 quilómetros da cidade de Luanda, a zona da Muxima é considerada património histórico, classificado pela Portaria Provincial nº 2 publicada no Boletim Oficial nº 1, Iª serie de 12 de Janeiro de 1924.  A vila sempre desempenhou um papel importante entre os lugares de culto.

Comentários

Mensagens populares