RD CONGO Pagamento dos salários dos professores através da Cáritas

Igreja Católica e o Estado congoleses chegaram a acordo para facilitar o pagamento dos salários dos professores em escolas católicas afiliadas com imenso território da República Democrática do Congo (RDC), explorando a rede local da Caritas.
Como a Agência Fides deu a conhecer no Dia Católico de Kinshasa, o acordo foi assinado em 10 de Agosto por Mons. Djomo de Nicolas Bispo de Tshumbe Lola e Presidente da Conferência Episcopal nacional do Congo (CENCO) e pelo Sr. Maker Mwangu, Ministro da educação congolês.O acordo prevê o pagamento dos salários dos professores durante o ano lectivo efectuado através da rede da Caritas Congo 2011-2012. O Estado congolês vai pagar o dinheiro numa conta bancária aberta pela Caritas, que continua a pagar os professores das escolas católicas — em todo o país.
Há um período de 6 meses de testes para verificar a eficácia da experiência.O Ministro assinalou que o acordo entre o Estado e a Igreja Católica foi decretado após consultar outros parceiros educativos que são as outras Igrejas (protestante, kimbanguiste, exército de salvação, etc.) e a comunidade islâmica.
O atraso no pagamento dos salários dos professores tem causado profundas perturbações, que resultaram em protestos e greves. LM | Fides 12.08.2011

Comentários

Mensagens populares