MADRID JMJ JMJ: Voluntários portugueses a postos

Cerca de 100 jovens portugueses integram a equipa de 24 mil voluntários que presta serviço na JMJ, entre 16 e 21 de Agosto.
Sara Silva, da diocese de Santarém, declarou à ECCLESIA estar “com vontade de arregaçar as mangas, para trabalhar num encontro que já tem muitos anos de história e que leva sempre tanta gente a percorrer o mundo só para poderem participar”. “A fé não é só aquilo em que se acredita, mas sim aquilo que se vive e se faz pelos outros, e as jornadas são mais uma óptima oportunidade para continuar o voluntariado que tenho feito”, realçou.
É animado por este espírito que o contingente português vai tomar parte na organização da 26ª edição da JMJ, e colocar-se ao serviço de mais de 400 mil peregrinos, vindos dos cinco continentes.
Depois, durante as várias actividades e celebrações previstas, a prioridade dos voluntários será assegurar o bem-estar dos peregrinos, como por exemplo através da distribuição de água e prestação de cuidados de saúde.
Para José Mateus, da diocese do Porto, trata-se de uma “forma mais activa de participar e ajudar a comunidade cristã”.
“Tenho também grandes expectativas de, enquanto voluntário, poder estar mais perto do Papa Bento XVI”, confidenciou o jovem de 26 anos, que se inscreveu nas jornadas através do Colégio Salesiano dos Órfãos do Porto.
“Ir de coração aberto”, para acolher os dons que a JMJ vai proporcionar, mas sobretudo estar “disponível” para atender as necessidades do próximo, com “criatividade, paciência e boa disposição”, é o lema a seguir. AE

Comentários

Mensagens populares