PORTUGAL IGREJA | AUSTERIDADE: Bispos descartam cenário de violência

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social disse hoje não temer “situações de violência”, como as que se têm verificado noutros países europeus, como consequência das sucessivas medidas de austeridade aplicadas em Portugal.
No dia em que o governo anunciou a antecipação para o último trimestre deste ano do aumento do IVA nas tarifas da eletricidade e do gás natural, D. Carlos Azevedo deixou votos de que “toda a indignação ou raiva que aqui possa haver seja orientada para a criatividade, a inovação e procura de alternativas, mesmo que elas nos saiam do corpo ou da carteira”.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o prelado referiu-se ao aumento do IVA sobre a eletricidade e o gás natural, da taxa mínima (6%) para a taxa normal (23%) como uma medida “necessária” e “pedagógica”.
“Estamos num tempo em que é preciso poupar e levar um estilo de vida diferente, as pessoas vivem acima das suas possibilidades e precisam de alguém que as chame à realidade”, sublinha D. Carlos Azevedo.
Para o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, “a sociedade começa a reconhecer que finalmente a situação do país está a ser tomada a sério, com medidas concretas que se espera que tragam um futuro melhor”. ECCLESIA

Comentários

Mensagens populares