CRISTIANISMO Uma Igreja da compaixão: Vós saciais a nossa fome

Nesta pequena leitura do Profeta (Isaías 55, 1-3) repete-se quatro vezes a palavra Vinde. Vinde todos os que tendes sede, à nascente das águas; Vinde vós os que não tendes dinheiro, comprai e comei; Vinde e comprai sem despesa vinho e leite; Vinde a mim e escutai e a vossa alma viverá. Não gasteis o vosso trabalho naquilo que não sacia.
Aqui se reanima a esperança dos hebreus deportados na Babilónia com a perspectiva do regresso à sua pátria. Para ilustrar a felicidade dos tempos messiânicos  o Profeta recorda as maravilhas do êxodo: a água que brota no deserto, a terra onde corre leite e mel, o banquete pascal que assinala a libertação do Egipto, o banquete que selou a aliança no Sinai, o vinho que é sinal de abundância.
A imagem do banquete descreve muitas vezes a intimidade de Deus com o seu povo. E o convite é dirigido em primeiro aos pobres de Javé, aos sedentos, aos indigentes, aos marginalizados, aos que não têm vez nem voz,…
Na carta aos Romanos (8. 35.37-39), Paulo fala da nova vida que irrompe no cristão: uma vida em que está presente o Ressuscitado e a força do Espírito, de cujo amor nada nos poderá separar. Nem a tribulação, nem a angústia, nem a perseguição, nem a fome, nem a nudez, nem o perigo, nem a perseguição,… Em tudo seremos vencedores. Na força misteriosa, espiritual e cósmica, que influencia a vida dos homens, o amor de Cristo é o fundamento da nossa liberdade e da nossa esperança. Nada nem ninguém nos pode separar do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo. Amor que é manifestado prioritariamente pelos pobres: samaritana, doentes, cego de Jericó, ressuscita o filho da viúva

No Evangelho da multiplicação dos pães (Mateus, 14, 13-21) as pessoas seguem Jesus, deixando as suas cidades. Ele viu uma grande multidão que o seguia e, cheio de compaixão, curou os seus doentes.
- Os discípulos pensam e dizem: é tarde, e aqui neste deserto, não há nada, manda-os embora para que vão comprar alimento.
- Jesus: Não precisam de ir embora, dai-lhes vós de comer.
- Disseram: Só temos cinco pães e dois peixes.
- Jesus: Trazei-mos cá
Mandou sentar a multidão, ergueu os olhos ao céu e deu a bênção. Deu-os aos discípulos e estes à multidão sentada na relva
Todos comeram, ficaram saciados e sobraram 12 cestos. E eram mais de cinco mil (não contando mulheres e crianças).

A Igreja é e será no futuro a Igreja da compaixão, voltada para as periferias onde há gente com fome, com sede, sem tecto, sem medicamentos nem médico… A missão da Igreja será: repartir o pão: do corpo e do espírito. Obras do Papa: Cor Unum… a Caritas Internacional. as Conferências Vicentinas, as obras sociais: os Centros de Dia, os Lares de idosos, os Jardins de Infância…, as Casas de Saúde dos Irmãos de São João de Deus para doentes mentais, as Misericórdias,… são braços da Igreja para os irmãos em necessidade. CF | IDE

Comentários

Mensagens populares