SUDÃO Kordofan do Sul: o novo “hot-spot” da região

Kordofan do Sul, na região norte do Sudão, na fronteira com o sul do Sudão parece ter-se tornado o novo "hot spot" que ameaça a estabilidade do regime de Cartum.
Nesta área, desde o início de Junho, se travam violentos combates contra as tropas sudanesas aos rebeldes Nuba que haviam lutado junto com sulistas durante a guerra em 1983-2005. Os rebeldes Nuba do Sul Kordofan pertencem ao povo do Sudão do movimento Norte (SPLM-N), originariamente parte do SPLM, o movimento rebelde que agiu no sul do Sudão e está agora no poder no Sul do Sudão. De acordo com um relatório do Jornal “Tribune Sudão”, o SPLM-N a intenção é negociar com dois movimentos rebeldes operando em Darfur (oeste do país) para juntar forças para derrubar o regime de Cartum. Em 7 de Agosto, os três grupos rebeldes anunciaram a formação do Sudão revolucionário frente Alliance (SRFA), cujo objectivo é derrubar o partido do Congresso Nacional (PCN) e, em seguida, dar à luz um estado liberal e secular.
A gravidade da situação no sul do Kordofan foi sublinhada pelo emissário de U.S. Princeton Lyman, que teme a extensão do conflito para outras áreas da região e até mesmo ao sul do Sudão, considerando as relações existentes entre o Nuba e combatentes do Sul.O governo de Cartum é acusado de realizar atentados contra civis. O site da rede de rádio católica Sudão informa o testemunho de um sacerdote, cujo nome não foi lançado por motivos de segurança, alegando que Khartoum enviou 500 espiões para Kordofan Sul para coordenar o bombardeio. Os espiões são equipados com telefones por satélite que transmitem os pormenores das metas a atingir.
Enquanto isso, os esforços da Etiópia para negociar uma solução política para o conflito na região continua, desde que em Julho, mediada pelo antigo presidente sul-africano Thabo Mbek, falhou. LM | Fides 11.08.2011

Comentários

Mensagens populares