ANGOLA Diocese do Sumbe tem um novo bispo

D. Luzizila Kiala,  novo bispo de Sumbe

O Papa Francisco nomeou ontem o padre Luzizila Kiala como bispo da Diocese de Sumbe.
Até agora vigário geral e pároco da catedral na Diocese do Uíge, o padre Luzizila Kiala, do clero diocesano do Uíge, nasceu a 19 de Novembro de 1963 no município da Damba, província do Uíge, frequentou o Seminário Filosófico de São Paulo do Uíge e o Seminário Maior de Cristo Rei do Huambo, onde recebeu a formação filosófica e teológica.
Foi ordenado sacerdote a 23 de Agosto de 1992 e mais tarde obteve o doutorado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Após a ordenação, exerceu os cargos de director espiritual do Seminário do Uíge, vigário episcopal e professor do seminário, vigário geral da Diocese do Uíge, e pároco da Sé Catedral, entre muitos outros cargos.
A Diocese do Sumbe, criada em 1975, é sufragânea da Arquidiocese de Luanda, conta com uma área de 60 mil quilómetros quadrados e uma população de 1,19 milhões de habitantes, dos quais 370 mil são católicos. O novo bispo do Sumbe sucede ao arcebispo D. Benedito Roberto, transferido para a sede Metropolita de Malange, em Abril do ano passado. JORNAL DE ANGOLA
22 de Maio, 2013    

Comentários

Mensagens populares