IRAQUE Vítimas em abril: o maior número desde 2008




Com 712 mortos e 1.633 feridos, o mês de abril foi o mais sangrento desde junho de 2008. O número da violência e ataques terroristas foi anunciado pela Missão da ONU no Iraque. Segundo esta, Bagdad foi a mais atingida pela onda de violência, com um saldo de 211 mortos e 486 feridos entre os civis. Além da capital, as cidades mais afectadas pela violência foram: Diyala, Salaheddine, Kirkuk, Nínive e Anbar.
O mês de abril foi marcado por uma onda de violência após o assalto pelas forças de segurança num protesto contra o governo do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, na cidade de Hawija, na região norte de Kirkuk, um dos mais ricos do Iraque em petróleo, o qual separa o centro da maioria sunita e a maioritariamente curda norte. A repressão da manifestação foi seguida por uma série de ataques a postos de controle do exército  e represálias em vários locais. 
 Na verdade, estes são meses em que o Iraque está passando por uma crise política que tem consequências sociais sunitas e líderes políticos curdos se levantaram contra o xiita al-Maliki, uma personalidade controversa no cargo desde 2006, acusando-o de manter as outras comunidades à margem do poder. A imagem é dedicada à instabilidade agravada pelo conflito na vizinha Síria, que está a ter um impacto directo no equilíbrio regional. Cadeia de explosões e ataques com um pesado número de baixas civis têm ocorrido com mais frequência no último período. MISNA 02 de maio de 2013 

Comentários

Mensagens populares