VIETNAME polícia prende cinco em comícios




Activistas, lêem a Declaração Universal dos
direitos humanos,  na cidade de Ho Chi Minh
·   Cinco pessoas, incluindo um blogueiro conhecido, foram presos na cidade de Ho Chi Minh no domingo após polícia aparecer num comício de centenas de activistas de direitos humanos num raro espectáculo de desafio público num país comunista.
Manifestações semelhantes também foram realizadas em Hanói e em Nha Trang..
Testemunhas disseram que os activistas ostentavam slogans como:: "A liberdade de reunir é um direito dos cidadãos" e "Regresse a liberdade ao Vietname”. E também distribuíram cópias da Declaração Universal dos direitos humanos das Nações Unidas, acrescentaram.
Fontes disseram que o evento foi organizado por um grupo chamado os “cidadãos da liberdade” por meio de mensagens da internet publicadas em meados de abril que retiravam o apoio crescente de blogueiros, acadêmicos, ex-soldados e activistas.
O grupo em sua mensagem on-line chamava para que as pessoas se reunissem  em comícios públicos para discutir abertamente as questões de direitos humanos, que ajudariam a promover a justiça social. Fontes disseram que o processo inicialmente filmado, em seguida, mudou-se em ouvir discursos de agentes de segurança.
"Muitos activistas foram ameaçados ou impedidos de participar nas reuniões”, foi dito.  
"A polícia levou cinco activistas, que tinham ido distribuir cópias da Declaração Universal dos direitos humanos para as pessoas na cidade de Ho Chi Minh", disse uma fonte que quis manter o anonimato.
.
Entre os presos era Nguyen Hoang Vi, um blogueiro conhecido que estava entre sete mulheres que recebeu um prêmio de direitos humanos em março de rede baseados em Canadá liberdade de expressão intercâmbio internacional por seus esforços para ganhar a liberdade de expressão no Vietname. Testemunhas dizem que Vi e membros da sua família foram severamente espancados por um grupo de homens não identificados, a polícia confiscou o i-Pad do Vi e não lho entregou. UCANEWS  7 de maio de 2013

Comentários

Mensagens populares