VIETNAME redução de penas a activistas

Funcionários de segurança montam guarda fora da esquadra 
da cidade de Vinh
Quatro activistas presos sob a acusação contra o governo do Vietname tiveram suas penas cortadas, apesar dos temores de que a repressão das forças de oposição está em andamento.
O Tribunal de Apelação em Nghe uma província norte viu reduzida a pena de Paul Le Van Son de 13 anos para quatro anos depois que "admitiu para seus erros," segundo a imprensa local. Outros três, Nguyen Xuan Anh, Nguyen Van Duyet e Ho Van Régis, também receberam  penas   de menor importância.
Os quatro, que são todos cristãos, eram acusados de "execução de actividades não-violentas para derrubar a administração do povo", e "ter links para Viet Tan," eram a base do grupo de oposição que tem sido rotulado como uma organização terrorista por Hanói.
Ainda um grupo de quatro activistas, que também foram presos em janeiro por acusações semelhantes tivberam suas penas entre 4 e 13 anos para entre quatro e 13 anos, não recebendo nenhuma redução.
O grupo recebeu forte apoio do público, com centenas de manifestantes fora do Tribunal ontem segurando bandeiras que dizia 'Você é inocente' e 'Justiça para patriotas'.
Em Paris a repórteres sem fronteiras criticou o encarceramento em curso dos oito.
"Mesmo que o Tribunal de apelação reduziu a pena do filho por uma quantidade considerável, é ainda inaceitável e reflecte a determinação do governo para reduzir todos os dissidentes ao silêncio," disse o grupo num comunicado.
Ele disse que as acusações "continuam a ser uma mentira completa. Nenhum deles jamais tentou derrubar o regime. Continuamos a exigir sua libertação."

Na semana passada um tribunal vietnamita sentenciou outro dois activistas, Nguyen Phuong Uyen, 21 e Kha de Nguyen Dinh, 25, a seis e oito anos respectivamente sob a acusação de distribuir folhetos comcrícas ao estado. O governo também introduziu uma lei de mídia para haver televisão com informação em língua estrangeira para fornecer traduções vietnamitas das suas emissões antes da veiculação. A lei levou as principais estações de satélite para cortar de transmissões da BBC e CNN e provocou receios sobre a crescente censura da mídia. UCANEWS  24 de maio de 2013

Comentários

Mensagens populares